Como podemos criar um sistema melhor através do "Hacking Ético"

Neste artigo, originalmente publicado na Grasp como "Nós somos todos hackers éticos", Kasper Worm-Petersen demonstra como o design tem a capacidade de tornar o abstrato tangível e criar atividades desejáveis. Quando essa capacidade é utilizada para promover a sustentabilidade e melhorar o estado do mundo, grandes coisas acontecem e todos nós temos uma chance de nos tornar hackers éticos.

Há grandes problemas o bastante para serem resolvidos no mundo de hoje. A crise financeira e a crise climática parecem quase intransponíveis. E como nossos velhos hábitos estão nos impedindo de se adaptar às novas circunstâncias, há uma demanda por alternativas viáveis ​​para o nosso modo de vida atual. No evento Design for Smart Growth realizado pelo Global Agenda Council on Design and Innovation algumas soluções interessantes e promissoras foram apresentadas. E todas elas tinham o design como um componente chave.

A Ministra dinamarquesa do Meio Ambiente, Ida Auken, definiu a cena quando ela falou sobre sua participação em políticas ambientais: "Eu estava tão frustrada com a imagem das políticas ambientais. Esse verde era alguém que odiava a vida ... Eu realmente quero mudar isso e ver como podemos fazer as pessoas realmente quererem viver de forma sustentável. Como podemos fazê-los desejar isto? E é aí que os designers entram. É fácil assim".

Leia mais para descobrir como podemos ser "hackers éticos" a seguir.

Introducing harbor baths in Copenhagen has proved a way of turning the abstract idea of clean water into something concrete and tangible. Image © Jacob Friis Saxberg

Libere a criatividade

A questão é, naturalmente, como fazer com que designers cheguem a soluções que podem tornar a sustentabilidade desejável. Se fosse apenas uma questão de fazê-lo, é possível que já teria sido feito. Segundo Bjarke Ingels, Sócio Fundador do Bjarke Ingels Group (BIG) , a questão resume-se a dotar os designers de possibilidades para gerarem novas soluções. Do ponto de vista de Bjarke Ingels, isto é algo que raramente é visto como opção hoje em dia devido à legislação prescritiva: "O cerne da questão é que se você fizer a legislação prescritiva você reduz a quantidade de opções, o que sufoca completamente qualquer tipo de inovação, e que também significa que você de alguma forma está elegendo as idéias preconcebidas. Então, no final você tem alguns legisladores e seus assessores que determinam tudo o que vai acontecer, e então você tem uma ecologia inteira de designers que estão agora impedidos de qualquer tipo de pensamento inovador . É um pouco como dar a resposta, em vez de realmente destacar a questão."

Na arquitetura Bjarke Ingels tem visto como legisladores, por medo de acabar com algo horrível, têm reduzido a gama de opções com as quais os arquitetos podem desenvolver sua criatividade. Os arquitetos e designers não são desafiados a conceberem a melhor resposta a uma pergunta colocada. Eles recebem uma solução semi-acabada que eles só têm de desenhar. Este processo, de fato, evita o pior cenário possível de acontecer, mas, ao mesmo tempo, exclui o melhor caso ao apenas se concentrar no que é pensado para ser factível. Para Bjarke Ingels a solução é acendê-la em sua cabeça, "Em conclusão, os legisladores [devem] ser muito claros sobre o objetivo, mas não como chegar lá. E depois encontrar formas de definir valores para que haja um quadro global, e as medidas específicas que você pode alcançar. Depois, há toda a criatividade do mundo para atingir essas metas."

E para resolver os grandes problemas que enfrentamos, toda a criatividade do mundo é necessária. Não é só uma questão de chegar a uma solução política e um forte argumento. "Os seres humanos têm uma incrível capacidade de ignorar todos os tipos de ruído", como diz Bjarke Ingels. Para fazer com que as pessoas se importem, deve-se fazer impossível para eles ignorarem tais questões, fazendo com que os problemas sejam tangíveis, e fazendo as soluções tão desejáveis que não conseguirão resistir-lhes. E essa é a tarefa do Design, "O poder do projeto é fazer as coisas concretas - fazer o abstrato tangível", diz Bjarke Ingels. Portanto, os ideais políticos devem se traduzidos em ações cotidianas entre os cidadãos enaltecendo o design como o possível caminho a seguir.

Transformando metas quantificáveis ​​em atividades desejáveis

Mantendo o espírito de tornar as coisas tangíveis e presentes, Bjarke Ingels destacou a instalação do município de Copenhague - o banho portuário - como uma forma bem sucedida de comunicar ideais políticos ao cidadão por meio do design, "Em Copenhague, haviam várias de iniciativas tomadas pelo governo para limpar a água. Em algum momento o município diz: 'Ok, vamos fazer um banho portuário'. E de repente, o que já existe, que é a água limpa, e o que era um valor abstrato transforma-se em algo completamente concreto... Torna-se algo desejável e agora não mais é possível pensar no centro de Copenhague sem pensar neste projeto. Tornou-se uma parte natural da experiência interna da cidade." Isto, por sua vez, faz com que os cidadãos estejam mais conscientes da qualidade de ter água limpa e provavelmente serão mais propensos a tomar medidas para manter este padrão.

Mudar o foco do preço para a solução

Há um grande potencial para uma relação frutífera entre a política e design. Como Bjarke Ingels coloca, "A elaboração de políticas baseia-se muito sobre ideais abstratos e metas quantificáveis. O design tem a capacidade de transformar essas coisas em experiências muito concretas e atividades desejáveis."

O desafio é então como a perceber o potencial da relação entre política e design. Ida Auken propôs uma abordagem alternativa para os governos ao solicitar a concurso como uma maneira de utilizar os recursos de design. A proposta foi inspirada em um projeto na Holanda, onde a rodovia seria construída através de um bairro problemático. Basicamente, implicando na eliminação de preços como um item de competição, incentivando assim uma solução mais criativa e inovadora. Em vez de listar especificações, o governo local levantou uma série de perguntas pedindo ajuda para resolver seus problemas. Eles fixaram o preço e anunciaram que o vencedor seria escolhido com base em quão bem respondeu às perguntas do concurso e, assim, resolveu os problemas, e não no que era 10% mais barato. A proposta vencedora foi uma solução que a inovação não apenas limita os efeitos nocivos da auto-estrada, mas também incorporou um parque, um reservatório de água, e um plano para diminuir o congestionamento. "Então os governos podem, pelo menos, fazer muito através de concurso usando de forma inteligente - perguntando e levantando problemas, e não respostas", Ida Auken concluiu. A proposta foi bem recebida no evento e se, de acordo com Bjarke Ingels, se tornar uma lei da União Européia em relação a concursos," poderia ser a maior revolução urbana da última década."

Daria Golebiowska-Tataj, executive Board Member at the European Institute of Innovation and Technology, believes that policy makers should be allowed to take risks. Image © Lan Nguyen

Experimentemos!

Outra solução foi apresentada por Daria Gołębiowska-Tataj , membro do Conselho executivo do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Ela defendeu a necessidade de permitir que os decisores políticos assumam riscos. Sem experimentar e correr riscos nenhuma nova solução surgirá. O EIT é um grande exemplo do que poderia acontecer se experimentação fosse incorporada na formulação de políticas. Há cinco anos, a UE escreveu uma pequena verificação e capacitou um grupo de pessoas a projetar uma nova forma radical de inovação no campo do financiamento e gestão na Europa. O resultado foi um corpo que consiste em três comunidades, dando subsídios para projetos. Em si, não é uma abordagem radicalmente nova , mas a forma como eles se vêem e operam é muito inovador. Daria Gołębiowska-Tataj explica, "Nós entendemos o nosso papel não como de grandes doadores públicos, mas de investidores. Pedimos-lhes para ter um plano de negócios. Nós queremos que eles sejam financeiramente auto- sustentáveis quando o nosso financiamento acabar. Por isso, mudar o modo de pensar de uma pensamento-orçamento para um pensamento-investimento... Nós gostamos de pensar em nós mesmos como um instituto- de investimento- de impacto. Essa é uma compreensão muito diferente do que é um fabricante de política e o que é um instrumento de política".

Com a experiência do EIT em mente Daria Gołębiowska-Tataj tinha uma sugestão simples para a inovação no quadro da política: "Vamos experimentar! Vamos colocar de lado uma pequena quantidade de dinheiro e um grupo de pessoas para experimentar com a forma de alcançar o que queremos e para projetar em um nível muito diferente em nossa sociedade. "

Todos somos projetistas

Apesar de toda a conversa sobre o projeto, o importante não é a forma como percebemos o projeto ou a forma como o descrevemos. Como Daria Gołębiowska-Tataj definiu, "Não se trata de pensar sobre quem somos e o que é projeto. É sobre por a mão na massa e fazer acontecer. "E uma vez que você começa, grandes coisas podem acontecer. Os vencedores do Prêmio INDEX, amplamente reconhecido como o maior prêmio de design do mundo, ironicamente não pensa em si mesmos como designers. Eles simplesmente pensam que são empresários resolvendo um problema.

Design não é algo exclusivo para Designers. É algo que todo mundo faz. Patrick Frick, sócio da Investidores Sociais e moderador do evento, resumiu o evento ao cunhar uma frase escolhida dentre os vencedores dos Prêmios INDEX na noite anterior, e fez um forte apelo à ação: "Somos todos hackers éticos! [Então] invadamos o sistema, pois este não está funcionando! Vá lá - faça-o melhor - e faça hoje em vez de amanhã!"

Sobre este autor
Cita: Worm-Petersen , Kasper . "Como podemos criar um sistema melhor através do "Hacking Ético"" [How We Can Design a Better System Through "Ethical Hacking"] 26 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-170272/como-podemos-criar-um-sistema-melhor-atraves-do-hacking-etico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.