Cinema e Arquitetura: "O Choque do Novo: Problemas na Utopia"

Nesta sexta, Cinema e Arquitetura retorna a 1991, ano no qual o escritor e crítico de arte australiano Robert Hughes lançou seu livro "O Choque do Novo". Entre os oito ensaios que compõem o livro, nos deparamos com "Problemas na Utopia", texto que inspirou o interessante documentário que hoje apresentamos.

O filme faz uma completa revisão de como a arquitetura das cidades foram se modificando com o passar das décadas, e sugere que as utopias urbanas - que surgiram durante a segunda metade do século XX -, nunca responderam diretamente às necessidades reais dos cidadão, passando a levar em muitos casos a herança cultural e social que naturalmente geraram a forma de nossas cidades.

"Quando os planejadores tentaram converter as cidades em utopia, as destruíram. (...) Acreditavam que a arte poderia melhorar as pessoas, especialmente a Arquitetura, porque é a que mais nos afeta diretamente, é a arte na qual vivemos". E o autor agrega: "Sem um respeito pelo corpo tal como é, sem uma memória social que permaneça, não pode existir uma arquitetura humana ou praticável. Por isto tantos clássicos da planificação utópica tomaram um aspecto desumano ou absurdo, e não funcionam, e por isso que por trás das pretensões sociais não há nada além de fumaça de palha... depois disto, quem ainda crê no progresso e em melhorias? quem acredita nos mestres construtores e nos criadores das formas?"

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: "O Choque do Novo: Problemas na Utopia"" [Cine y Arquitectura: "El Impacto de lo Nuevo: Problemas en Utopía"] 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168960/cinema-e-arquitetura-o-choque-do-novo-problemas-na-utopia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.