Heneghan Peng Architects selecionado para projetar o Centro de Artes Contemporâneas de Moscou

O escritório Heneghan Peng Architects venceu a competição internacional para o novo Centro Nacional de Artes Contemporâneas (NCCA) de Moscou. Selecionado dentre uma lista de três finalistas, o escritório dublinense desenvolverá agora seu projeto que propõe o empilhamento dos espaços de exibição como se fossem "bandejas" flexíveis, maximizando a acessibilidade e conectando visualmente as atividades do NCCA ao entorno.

Assim que for concluído, o grande edifício abrigará uma variedade de exposições permanentes e temporárias, bem como espaços para palestras, conferências, concertos, performances, instalações de educação artística, dentre outros.

Proposta vencedora para o NCCA, por Heneghan Peng Architects. Cortesia de NCCA

Do arquiteto: Esta proposta posiciona o edifício do NCCA como um elemento vertical no centro de Khodynskoe, elevando-se acima do Aviapark. Este elemento concentra as atividades no solo, gerando um vibrante uso da área. O objetivo é concentrar o fluxo de pessoas para gerar uma energia que pode, então, se espalhar para outras áreas do parque.

Nesta proposta, os espaços de exposição foram projetados como uma série de galerias empilhadas, permitindo que as pessoas visitem uma galeria em particular ou transitem entre todo o conjunto.

Proposta vencedora para o NCCA, por Heneghan Peng Architects. Cortesia de NCCA

A proposta paisagística responde à escala do parque, bem como à sua história como um campo de pouso. As pistas são conservadas como elementos de intensidade e atividade, ao passo que as áreas restantes são concebidas como uma paisagem natural. Em meio a todo este empreendimento, nos limites da cidade, um intenso ambiente natural é proposto, conformando um espaço à parte da vida cotidiana dos apartamentos e da cidade. 

Proposta vencedora para o NCCA, por Heneghan Peng Architects. Cortesia de NCCA
Proposta vencedora para o NCCA, por Heneghan Peng Architects. Cortesia de NCCA

A estratégia organizacional é norteada pelas seguintes considerações:

  1. Conceber os espaços de exposição como destinos no topo do edifício.
  2. Utilizar o edifício do NCCA para criar um ponto focal de atividades no nível do térreo.
  3. Criar, no visitante, uma consciência de todas as atividades do museu.

Como qualquer plano de viagem, a principal questão é como navegar fácil e rapidamente pelo edifício; uma escada rolante leva os visitantes do foyer até as exposições, transpassando os espaços administrativos - esta escada rolante corta o meio do museu como se passasse através de camadas arqueológicas.

Há uma multiplicidade de rotas possíveis que facilitam o deslocamento dos visitantes. Um foyer em vários níveis permite que o projeto lide com os diversos desafios impostos pelo terreno e pelo programa, ao passo que responde às possibilidades oferecidas pelo parque.

Os espaços de exposição são projetados como espaços flexíveis, como bandejas de tamanhos e alturas diferentes que podem abrigar uma série de exibições. O Arquiteto provê a infraestrutura, os curadores e artistas fazem o Museu.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. "Heneghan Peng Architects selecionado para projetar o Centro de Artes Contemporâneas de Moscou" [Heneghan Peng Architects Selected to Design Contemporary Arts Center in Moscow] 13 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-167174/heneghan-peng-architects-selecionado-para-projetar-o-centro-de-artes-contemporaneas-de-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.