i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bar
  4. Brasil
  5. Rochafluida Arquitetura
  6. 2005
  7. Cachaçaria Água Doce / Rochafluida Arquitetura

Cachaçaria Água Doce / Rochafluida Arquitetura

  • 12:48 - 24 Dezembro, 2013
Cachaçaria Água Doce / Rochafluida Arquitetura
Cachaçaria Água Doce / Rochafluida Arquitetura, © Marcos Castilha
© Marcos Castilha

© Marcos Castilha © Marcos Castilha © Marcos Castilha © Marcos Castilha + 21

Do arquiteto. Edifício para abrigar unidade de uma franquia que não possui padronização arquitetônica. 

© Marcos Castilha
© Marcos Castilha

Do partido arquitetônico 

Esse projeto nasceu de um interessante desafio: face ao uso pretendido, o cliente solicitou a adoção de determinados materiais e elementos, o que poderia resvalar para uma (indesejada) abordagem “temática”. 

© Marcos Castilha
© Marcos Castilha

Assim, a proposta escapa de uma solução clichê, imitativa ou meramente cenográfica através de um partido simples, conciso e expressivo: duas empenas de terra sustentam dois elementos de madeira - um plano (cobertura do salão) e um volume horizontal esculpido (mezanino), sob o qual configura-se uma varanda. 

© Marcos Castilha
© Marcos Castilha

No solo, um terceiro elemento - uma cerca de madeira que contém espaços de apoio e se converte na escada para o mezanino - estende-se longitudinalmente até o alinhamento do lote com a rua e “costura” os três espaços: salão, varanda e pátio de acesso. Nos fundos, um corpo térreo abriga sanitários e áreas de apoio à produção. 

© Marcos Castilha
© Marcos Castilha

Da arquitetura 

O lote (15 x 35m) era pequeno diante do programa de necessidades e do desejo de oferecer um generoso espaço para público. A “ideia geradora” define o salão como espaço fundamental e integrador, que se expande em duas direções: na vertical, incorporando o mezanino (pé-direito duplo, 7,20m) e na horizontal fundindo-se à varanda e ao pátio de acesso. 

Corte
Corte

Essa continuidade espacial é reafirmada pela abertura total da varanda e pelo piso que se estende até o passeio público (ladrilho hidráulico monocromático, cor terrosa clara, referência ao “chão de terra batida”, que evoca um hospitaleiro terreiro ou quintal). 

© Marcos Castilha
© Marcos Castilha

Assim, essa casa, convidativa, “desdobra-se” até o exterior, ao ambiente urbano, à rua. Nesse contexto o pátio de acesso é um dos ambientes da casa, delimitado por uma cerca, um dos paredões e, no alto, pela iluminação suspensa que remete às festas interioranas ao ar livre. Aliás, destaque para o colega Marcos Castilha, autor do projeto luminotécnico, pela feliz sintonia com os conceitos do projeto arquitetônico e design de todas as luminárias das áreas de público (venceu o “Prêmio Nacional ABILUX de Projetos de Iluminação 2005” da categoria).

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Cachaçaria Água Doce / Rochafluida Arquitetura" 24 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/164148/cachacaria-agua-doce-slash-rochafluida-arquitetura>