Comemoração dos 20 anos do Centro Universitário Maria Antonia traz exposição de Gregori Warchavchik

No dia 05 de dezembro, quinta-feira, o Centro Universitário Maria Antonia encerra as comemorações de seus 20 anos com a inauguração do terceiro ciclo de exposições de arte contemporânea, com mostras individuais de Gregori Warchavchik, Cildo Meireles e Mauro Restiffe.

Além disso, no mesmo dia às 19h30, Ismail Xavier faz a palestra O cinema brasileiro e a nova configuração das tecnologias de imagem e som , fechando a série Aberto para balanço. Também na quinta-feira, a terceira edição da revista Celeuma, sob o tema “artes comparadas” - contando com colaborações de Regina Silveira, Arnaldo Antunes, Robert Storr, Tatiana Blass, Teixeira Coelho, Veronica Stigger, Laura Erber e outros - estará disponível aqui.

As exposições de Gregori Warchavchik, Cildo Meireles e Mauro Restiffe

Warchavchik - metrópole, arquitetura ancora-se em dois princípios básicos: a dimensão inevitavelmente pública da arquitetura, fazendo a produção projetual ecoar na experiência da metrópole e a localização da imaginação arquitetônica em um âmbito visual e cultural mais amplo. Reunindo desenhos e fotografias de alguns dos principais projetos de Gregori Warchavchik, além de material iconográfico e audiovisual de época, a curadoria, de José Lira aponta para a trajetória profissional singular do arquiteto, pioneiro da arquitetura moderna no país, privilegiando realizações suas menos conhecidas, projetos não construídos, versões diferentes de um mesmo projeto e trabalhos em co-autoria. Pretende, assim, expandir os horizontes públicos sobre sua obra e a compreensão, nesse contexto, dos elos entre as grandes escalas físicas e as sociabilidades urbanas.

Projeto: Edifício Moreira Salles, 1951 - Gregori Warchavchik. Image Cortesia de acervo da biblioteca FAU-USP

A exposição é resultado da parceria entre o Centro Maria Antonia, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o Centro de Preservação Cultural da USP, produzida a partir de pesquisas desenvolvidas em torno da coleção Warchavchik da biblioteca da FAU USP.

Cildo Meireles apresenta 4/4, uma instalação nunca antes montada, sob a curadoria de João Bandeira, que se liga genealogicamente aos seus projetos desenvolvidos a partir da década de 70, nas séries Espaços virtuais e Ocupações. O trabalho lida com os sistemas perceptivos do visitante, alterando as relações habituais que mantemos com as dimensões do espaço e interferindo de maneira sutil na arquitetura da sala de exposição, que, por seu turno acumula camadas de história nos diferentes usos a que que o edifício foi originalmente destinado, desde inícios do séc. XX. Como em outros trabalhos do artista, uma imbricamento indissolúvel entre presença corpórea e potencial reflexivo põe também em questão os protocolos da arte na atualidade que envolvem diversos atores, equipamentos e práticas.

Edifício Cicero Prado de Gregori Warchavchik. Fotografia de Mauro Restiffe. Image © Mauro Restiffe

Na exposição Interseção, Mauro Restiffe apresenta cerca de quinze fotografias em formatos variados, da série Vertigem, realizada em Portugal, e ainda imagens de um ensaio fotográfico realizado no edifício Cícero Prado, projeto de Warchavchik. Na contramão da produção contemporânea de imagens coloridas e acrescidas dos mais diversos efeitos, Restiffe prefere o preto e branco, a não-manipulação das imagens, em composições de geometria precisa, estruturadas na intensa granulação e nas gradações de cinza de suas fotografias.

Abertura: 05 de dezembro às 20h
Visitação: até 23 de fevereiro de 2014
Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 21h - sábados, domingos e feriados, 10 às 20h
Endereço:Rua Maria Antônia, 294, São Paulo - SP

A entrada é gratuita. Para mais informações sobre a programação, por favor, visite a página do Centro Universitário Maria Antonia.

  • Título

    Exposições de Gregori Warchavchik, Cildo Meireles e Mauro Restiffe
  • Website

  • Organizadores

  • De

    05 de Dezembro de 2013 08:00 PM
  • Até

    23 de Fevereiro de 2014 08:00 PM
  • Onde

    Centro Universitário Maria Antonia
  • Endereço

    Rua Maria Antônia, 294 - Consolação, São Paulo, 01222-010, Brasil


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Comemoração dos 20 anos do Centro Universitário Maria Antonia traz exposição de Gregori Warchavchik" 16 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-156850/comemoracao-dos-20-anos-do-centro-universitario-maria-antonia-traz-exposicao-de-gregori-warchavchik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.