Steven Holl vence competição para Centro de Cultura e Arte de Qingdao

O escritório Steven Holl Architects foi escolhido como vencedor da competição para o novo Centro de Cultura e Arte de Qingdao, China. Localizado no centro da nova extensão de Qingdao, que deverá abrigar em um futuro próximo cerca de 700 mil habitantes, a proposta vencedora conta com quatro museus "espalhados" pela paisagem, conectados por um circuito luminoso (Light Loop) contínuo que conduz os visitantes.

A seguir, a descrição do projeto pelos arquitetos...

Courtesy of Steven Holl Architects

O projeto vencedor para o novo Centro de Cultura e Arte começa com uma conexão com Qingdao. A forma linear da Ponte de Jiaozhou - a mais longa ponte sobre a água do mundo - é trazida para o terreno sob a forma do Light Loop, que contem espaços de galerias e conecta todos os programas e espaços públicos. O circuito elevado permite a máxima porosidade e liberdade de movimentos no nível do solo, além de permitir que a briza do oceano atravesse o terreno.

Courtesy of Steven Holl Architects
Courtesy of Steven Holl Architects

"Ilhas de Arte", ou Yishudao, tomam a forma de três  grandes cubos esculpidos e quatro pequenas ilhas espalhadas na paisagem, que conformam jardins de esculturas ao ar livre. 

Os conceitos de Light Loop e Yishudao moldam os espaços públicos. Uma grande praça para encontros, delimitada pelo Museu de Arte Moderna, toma o lugar central do terreno. O Museu de Artes Públicas conforma a entrada a partir do sul. O Yishudao norte abriga o Museu de Arte Clássica, com um hotel em seus pavimentos superiores. Já o Yishudao sul, localizado sobre o grande lago, abriga o Programa de Artes Performáticas.

Courtesy of Steven Holl Architects

Dentro do Light Loop, todas as galerias horizontais recebem luz natural a partir da cobertura. Este circuito, com 20 metros de largura, permite também a iluminação lateral dos espaços expositivos, que podem ser dispostos lado a lado, evitando, assim, circulações sem saída. 

Courtesy of Steven Holl Architects

A arquitetura é simples e monocromática; os materiais são alumínio escovado e concreto polido, sendo as faces inferiores do Light Loops pintadas de cores vibrantes, comuns na antiga arquitetura chinesa. 

Courtesy of Steven Holl Architects

O projeto utiliza as tecnologias mais sustentáveis disponíveis. Localizados entre as aberturas zenitais do Light Loop, painéis fotovoltaicos geram 80% da energia necessária para o museu. Os lagos de água reciclada fazem parte do sistema de aquecimento e resfriamento do complexo.

  • Arquitetos

  • Projeto de

    Steven Holl
  • Diretor de Projeto

    Roberto Bannura
  • Associados encarregados

    Garrick Ambrose, Michael Rusch
  • Arquiteto do Projeto

    Xi Chen
  • Assistente de Projeto

    Noah Yaffe
  • Equipe de Projeto

    Janine Biunno, Bell Ying Yi Cai, Nathalie Frankowski, Yu-Ju Lin, Magdalena Naydekova , Yun Shi, Wenying Sun, Manta Weihermann, Yiqing Zhao
  • Cliente

    Departamento de Desenvovimento e Construção de Hongdao & Escritório de Planejamento Urbano de Qingdao
  • Área

    0.0 m²
  • Ano

    2013
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Steven Holl vence competição para Centro de Cultura e Arte de Qingdao " [Steven Holl Wins Competition for Qingdao Culture and Art Center] 08 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151083/steven-holl-vence-competicao-para-centro-de-cultura-e-arte-de-qingdao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.