Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 1 de 28
© David Frutos
La Palma, Espanha

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 2 de 28Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 3 de 28Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 4 de 28Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 5 de 28Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Mais Imagens+ 23

  • Montador: Manuel Moreno
  • Estrutura: Idee. Eduardo Díez
  • Instalações: José Aº Martínez
  • Mestre De Obra: Marco Carselle
  • Construtora: Sanimar S.L.
  • Cidade: La Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 2 de 28
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A missão do programa do projeto de uma funerária começou com a localização e gestão de um terreno em que levantar-se-ia a unidade; a propriedade, uma empresa de seguros de âmbito local e regional, queria reforçar sua base de clientes com a locação de uma funerária na região em que concentra suas atividades: Norte de Cartagena, entre as cidade de La Palma e Pozo Estrecho, no entorno do Campo de Cartagena e do Mar Menor. Foi assim que tudo começou e como aprendi a primeira lição do trabalho: ninguém quer uma funerária em seu bairro.

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 3 de 28
© David Frutos

Após inúmeras tentativas de compra de terrenos disponíveis em diversos locais, em uma deriva que nos deixava cada vez mais distantes dos lugares próximos e acessíveis, acabamos no distrito industrial. Ali selecionamos um terreno interessante: bem proporcionado e orientado, e estrategicamente situado, aberto ao estacionamento geral da propriedade e a área verde, onde apenar se distinguiam alguns bancos de pedra artificial e alguns ciprestes dispersos, que ninguém havia usufruído desde então, mas ao nosso terreno aderiram valor. A segunda lição consistiu em identificar e interpretar os códigos do local, um distrito construído com edifícios que seriam mantidos, apesar das diferentes condições e escala de atividades - produtiva, expositiva, de armazenagem, comercial, etc. - , Alguns padrões comuns puderam dotar o complexo com uma continuidade discreta e estranha.

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 5 de 28
© David Frutos

A terceira lição que aprendemos com antecedência; comprima ao máximo o orçamento, até o limite da viabilidade. Com este objetivo, o esquema funcional do edifício foi ajustado para minimizá-lo, com a conseguinte redução de superfícies e a realização de uma construção precisa, abstrata e de simplicidade máxima. No interior, a continuidade que a cor branca proporciona e a luz natural em suas diferentes orientações é qualificada pelas diferentes dimensões e orientações dos espaços sucessivos e das texturas dos materiais que os definem.

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 4 de 28
© David Frutos

Projetar e construir todo o mobiliário da capela supôs mais que uma lição, um desafio duplo: conceber, mais que um banco, um conjunto de peças que configuram os elementos simbólicos e funcionais da liturgia (a cruz, o altar, o púlpito, etc.) e fazê-los com um único sistema e material: tábuas de madeira de pinheiro que, em diferentes combinações, permitem resolver e envolver todos os componentes da sala. Como identificar o edifício à distância em um entorno de rótulos exóticos constituiu a última lição: apoiamos o letreiro sobre a platibanda da fachada e o recortamos contra o céu, sem dúvida, esta era a melhor forma de distinguí-lo de longe. Aposto que o próprio Ed Ruscha teria gostado.

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura - Imagem 20 de 28
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Palma, Cartagena, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga Oficina de Arquitectura" [Tanatorio Campo de Cartagena / Martin Lejarraga Oficina de Arquitectura] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-142188/funeraria-no-campo-de-cartagena-slash-martin-lejarraga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.