Casa em Itami / Tato Architects

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 2 de 34Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 3 de 34Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 4 de 34Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 5 de 34Casa em Itami / Tato Architects - Mais Imagens+ 29

Itami, Japão
Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 6 de 34
© Koichi Torimura

Ampliando o espaço útil

Vários projetos habitacionais que nos são requisitados têm o pré-requisito de abrigar um núcleo familiar em um lote extremamente subdividido, no qual não podemos aplicar facilmente os preceitos arquitetônicos acumulados ao longo do tempo no Japão. 

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 8 de 34
© Koichi Torimura

Este projeto não foi uma exceção. Para este nível de densidade de casas urbanas, onde as paredes externas das casas adjacentes não se encostam, a lei civil exige 0,5m de espaçamento entre as paredes externas para somar 1m de distância entre as casas.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 9 de 34
© Koichi Torimura

Demos uso mais eficaz ao espaçamento exigido ao aumentar em 0,4m a distância da linha limite do terreno adjacente a nordeste. Como resultado, uma passagem de 1,4m de largura foi gerada, sendo 0,9m a partir do limite do terreno adjacente. No centro desta face da casa, voltada ao espaço intersticial, está localizada a entrada principal, o que diminui o espaço destinado a circulação na casa.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 10 de 34
© Koichi Torimura

A fachada posterior conta com um beiral de 9m para evitar a insolação excessiva a norte. Paredes não-estruturais foram deslocadas para dar espaço a armários, e etc, fornecendo espaços maiores para instalações como banheiros. Estes assemelham-se a móveis no espaço interno e são responsáveis pela ambiguidade na percepção do espaço.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 11 de 34
© Koichi Torimura

Arquitetura e mobiliário

Seguindo o pensamento de "respeitar o espaço original e não trazer coisas desnecessárias" para que o espaço não seja decorado por objetos supérfluos, foram criados espaços onde uma variedade de coisas podem ser trazidas e utilizadas no cotidiano dos moradores de modo mais livre.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 13 de 34
© Koichi Torimura

Neste projeto elementos arquitetônicos como escadas, área de serviço, armários, corrimãos e banheiros são concebidos como se fossem móveis. Excetuando-se estes elementos, existem apenas os pisos. Deste modo, arquitetura e mobiliário são fundidos e têm significado relativo, de modo que a liberdade dos cômodos é mantida através da localização e utilização aleatórias destes.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 14 de 34
© Koichi Torimura

Como passos de coreografia

Um modo de utilizar eficazmente uma escada, principalmente em um espaço tão diminuto, é alocá-la no centro de um cômodo e dar funções aos seus dois lados. Além de maximizar a área útil, enriquece a experiência espacial do usuário, que pode ter a apreensão total do cômodo incluindo a escada.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 16 de 34
© Koichi Torimura

A sala de jantar tem pé direito de 3,70m, o que possibilita o uso do espaço imediatamente abaixo da escada como circulação. Devido a pouca espessura de laje, o pé direito pode ser dividido em 1,80m no térreo e 1,85m no segundo pavimento.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 17 de 34
© Koichi Torimura

Assim, a mesa de jantar fica sobre a escada que dá acesso ao primeiro pavimento, deixando espaço para que os moradores circulem abaixo desta. 

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 18 de 34
© Koichi Torimura

A partir da porta de entrada você tem acesso ao móvel que abriga a escada, levando até a mesa de jantar, onde é recebido com uma grande empena que rebate a luz natural vinda das janelas ao sul. Para acessar o segundo pavimento é preciso pisar no sofá, em um móvel que serve como gaveteiro, e então em uma elegante escada. Neste pavimento, as condições de iluminação diferem da dos anteriores. As escadas, portanto, coreografam a experiência espacial deste pequeno e apertado espaço.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 19 de 34
© Koichi Torimura

Estrutura

Devido à localização da casa no fim de um estreito cul-de-sac e à limitação para o transporte, a estrutura foi resolvida com materiais leves, como perfis metálicos em H de 100mm X100m para pilares e vigas, cintas com barras redondas e placas de 75mm para a construção do piso. Tal escolha resultou na redução da quantidade de materiais e do custo da construção para cerca de o mesmo que uma casa de madeira.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 27 de 34
© Koichi Torimura

A rigidez horizontal dos pisos foi adquirida com travamentos horizontais de barras chatas de 6mm e vigas de amarração de seção quadrada de 50mm abaixo das partes côncavas das placas do piso. Pavimentos de níveis diferentes foram fixados aos pilares em ambas extremidades para que a continuidade da rigidez entre estas lajes fosse mantida.

Casa em Itami / Tato Architects - Imagem 28 de 34
Planta - 1° Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Itami / Tato Architects" [House in Itami / Tato Architects] 13 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-140572/casa-em-itami-slash-tato-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.