Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano anuncia os vencedores de 2013

A Escola de Design de Harvard anunciou os vencedores do 11º Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano: Eduardo Souto de Moura e sua obra do Metro do Porto, Portugal; e o Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia.

Ao comentar sobre a importância dos dois projetos vencedores, o membro do júri Micahel Sorkin disse: "Se há lições de desenho urbano a serem tomadas de Medellín e Porto, penso que a maior lição tem a ver com a ruptura da segregação entre as disciplinas no campo do projeto. Historicamente entendemos que paisagismo fica em um lugar, arquitetura em outro e desenho urbano em outro ainda, com as três disciplinas em constante conflito a respeito de seus direitos e abrangências. Uma das coisas revolucionárias a respeito de Medellín é que distinguir entre estas disciplinas não é mais tarefa possível."

Mais sobre os projetos vencedores, cortesia da Escola de Design de Harvard:

Metro do Porto em Portugal, por Eduardo Souto de Moura. Cortesia de Harvard GSD

O Metro do Porto, em Portugal, foi projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, que conceituou o metrô e facilitou o andamento do projeto. O prêmio também reconhece o papel central da autoridade de transportes Metro do Porto.

Metro do Porto em Portugal, por Eduardo Souto de Moura. Cortesia de Harvard GSD

Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia, foi financiado pela Prefeitura de Medellín, que recebe o prêmio por sua visão e apoio ao projeto. O prêmio também reconhece a liderança de projeto do arquiteto Alejandro Echeverri e o papel da Empresa de Desarrollo Urbano (EDU) no projeto, administração e execução da obra.

Premiando estes dois projetos, o júri espera enfatizar a potencial destas infraestruturas de mobilidade na transformação das cidades e regiões. A extensão e abrangência destas obras no reparo e regeneração das cidades envolvidas, através de intervenções bem projetadas, são particularmente valiosas no contexto global de urbanização.

As duas obras criam oportunidades de mobilidade que ultrapassam o movimento físico para promover a mobilidade social e revigorar o espaço cívico. Colocar estes dois projetos extremamente diferentes lado a lado também ressalta as divergências econômicas, políticas, culturais e logísticas enfrentadas por ambos.

Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia, Cortesia de Harvard GSD

Os dois projetos, que fazem parte da exposição Transformative Mobilities: Porto & Medellín - aberta até 13 de outubro -, foram homenageados em uma cerimônia e palestra com Rahul Mehrotra, professor e Chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Design, nesta última terça-feira, 03 de setembro.

O júri de 2013:

  • Rahul Mehrotra, Professor de Desenho e Planejamento Urbano e Chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Design, Harvard GSD
  • Anita Berrizbeitia, Professor de Arquitetura da Paisagem, Harvard GSD
  • Joan Busquets, Martin Bucksbaum Professor de Planejamento Urbano e Design, Harvard GSD
  • Gary Hilderbrand, Professor de Arquitetura da Paisagem, Harvard GSD
  • Michael Sorkin, Professor de Arquitetura e Diretor do Programa de Desenho Urbano na Escola de Arquitetura Bernard and Anne Spitzer no City College, Nova Iorque

Via Harvard GSD. 

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano anuncia os vencedores de 2013" [Winners Announced for 2013 Veronica Rudge Green Prize in Urban Design] 04 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-138747/premio-veronica-rudge-green-de-desenho-urbano-anuncia-os-vencedores-de-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.