Diogene / Renzo Piano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo dos anos, a empresa de móveis Vitra ficou famosa como uma das companhias mais arquitetonicamente reconhecida do mundo, com seu renomado campus que conta com edifícios de Nicholas Grimshaw, Frank Gehry, Alvaro Siza, Tadao Ando, Zaha Hadid, Herzog & de Meuron e SANAA.

Agora, Vitra anunciou uma colaboração com Renzo Piano que consiste num projeto que fará a união entre seus cobiçados móveis e seu campus. Diogene, um espaço de estar mínimo independente, com uma área de apenas 2.5 x 3.0 metros, é anunciado como "o menor edifício da Vitra, mas seu maior produto".

Mais sobre o projeto do Diogene a seguir

Diogene / Renzo Piano - Imagem 2 de 9Diogene / Renzo Piano - Imagem 3 de 9Diogene / Renzo Piano - Imagem 4 de 9Diogene / Renzo Piano - Imagem 5 de 9Diogene / Renzo Piano - Mais Imagens+ 4

Diogene / Renzo Piano - Imagem 9 de 9
© Renzo Piano

O projeto tem sua origem em uma fascinação recorrente que Piano tinha desde o tempo de estudante: o espaço mínimo em que uma pessoa pode viver. Retornando ao tema há cerca de dez anos atrás, Piano desenvolveu um protótipo para um espaço mínimo, que ele apelidou de Diogene como uma referência a Diogenes de Sinope, o filósofo ancião grego que diziam viver em um barril.

Desenvolvendo seu protótipo apesar de não ter nenhum cliente em particular, o projeto foi publicado em "Being Renzo Piano", uma monografia do trabalho do arquiteto. Por uma feliz coincidência, Rolf Fehlbaum, o presidente da Vitra, viu o projeto e os dois se encontraram em 2010 como membros do júri do Prêmio Pritzker, onde concordaram em desenvolver o projeto juntos.

Diogene / Renzo Piano - Imagem 5 de 9
Photography by Julien Lanoo © Vitra

O projeto atual é resultado dessa colaboração. Com sua própria captação de água e sistemas energéticos, o projeto é inteiramente independente e contém tudo o que é necessário para se viver em um estilo de vida simples, tudo em um espaço pequeno suficiente para ser entregue em um caminhão. Construído em madeira, o telhado inclinado indica a função do pequeno espaço, enquanto o revestimento em alumínio e as bordas arredondadas evidenciam a tecnologia que sustenta a natureza auto-suficiente do projeto.

No interior, Diogene consiste em um espaço dividido com sofá cama e mesa dobrável em uma extremidade, e um chuveiro, banheiro e cozinha na outra. Como um produto Vitra, Diogenes pretende ser uma unidade versátil que pode funcionar como um retiro de fim de semana, escritório ou até organizado em grupos para constituir um hotel informal.

Diogene / Renzo Piano - Imagem 2 de 9
© Renzo Piano

Entretanto, essas possibilidades ainda estão um pouco longe, já que o modelo atual é efetivamente a última fase do protótipo. Situado no gramado em frente ao VitraHaus, Vitra irá inaugurar Diogene para testes durante o Art Basel 2013, e usar este período para informar o desenvolvimento do projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Diogene / Renzo Piano" [Diogene / Renzo Piano] 11 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-133174/diogene-slash-renzo-piano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.