Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc

Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc - Mais Imagens+ 43

  • Arquitetos: Fernanda Canales, arquitectura 911sc; Fernanda Canales, arquitectura 911sc
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artenluz Arq. Javier Ten, Grupo SAI, Hugo Sánchez, Tonatiuh Martinez
  • Project Team: Iván Cervantes, Edgar Romero, Arturo Carreón, Anabel Chavez, Javier Juárez
  • Colaboração Artística: Paloma Torres, pieza titulada “El bosque Transformado” (puertas en bronce)
  • Paisagismo: Hugo Sánchez, Tonatiuh Martínez
  • Cidade: Coyoacán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, localizado em Coyoacán, é uma adaptação de uma casa existente, um edifício do início do século 20, que foi transformado em um centro cultural na rua Fernández Leal. A necessidade de preservar a propriedade existente levou à decisão de que o projeto deveria destacar os novos usos e, ao mesmo tempo, respeitar a fachada original. Assim, o projeto consiste de vários elementos que definem a intervenção: a primeira parte, que marca a entrada, é uma espécie de quadro, que liga o edifício com a rua e com destaque para a casa existente; em segundo lugar, uma série de jardins e pátios que cercam o projeto e um volume retangular na parte de trás do terreno, desenvolvido em três níveis, composto por uma sala multi-usos, lojas e estacionamento no térreo. Estas peças marcam os diferentes caminhos e conseguem conectar todas as partes do projeto.

Ground Floor Plan

Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc - Mais Imagens+ 43

O primeiro elemento, que se estende à rua por meio da calçada, os quadros da casa existente, com destaque para o pórtico de acesso central levando para dentro da biblioteca, composto por pé-direito duplo e perfurações para entrar a luz natural. A velha casa torna-se o espaço central, dedicado à biblioteca, que é visível a partir da rua como um espaço amplo e público. Por meio de uma escada que se assemelha à original, o visitante é levado para o último andar da biblioteca. Todos os três volumes são ligados entre si no primeiro nível através da biblioteca, com uma escada que conecta os diferentes níveis e também permite o acesso ao estacionamento. Esta escadaria também leva ao terraço.

Section 2

Por meio do corredor para dentro da biblioteca, o projeto está conectado ao novo volume pela parte de trás da propriedade. A conexão dos dois volumes é construída em torno de uma seqüência de cheios e vazios, com um pátio e um elevador tratado como caixa transparente, como a peça central da articulação. Este pequeno pátio, uma pequena cafeteria, evidencia a "ponte" que liga os dois volumes. Todo o projeto é visto como uma parte separada da casa existente e pode permitir que em todos os momentos a intervenção seja reversível, se necessário. Usando materiais como pedra vulcânica nos exteriores, bem como madeira e granito cinza no interior, todo o complexo está integrado.

© Jaime Navarro

Os espaços mais altos da casa original são utilizados para gerar as alturas intermediárias nos novos serviços dos blocos posteriores. O telhado do novo edifício é tratado como um telhado verde, continuando a ideia de espaços interligados. Além disso, os jardins se tornam mais relevantes para serem integrados à praça de acesso e ao longo do comprimento do volume da propriedade existente. Os jardins foram projetados por Hugo Sanchez e Martinez, do escritório Entorno, por integrarem adequadamente a vegetação ao projeto. O novo edifício contempla as árvores existentes, como uma característica fundamental, que adquirem uma hierarquia de importância e são complementadas por um número de corpos de água ao lado de fora e duas grandes paredes verdes.

© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Coyoacán, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc" [Elena Garro Cultural Center / Fernanda Canales + arquitectura 911sc] 22 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-115491/centro-cultural-elena-garro-slash-fernanda-canales-plus-arquitectura-911sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.