Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos

Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos - Mais Imagens+ 11

Lisboa, Portugal
© invisiblegentleman.com

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Braamcamp freire localiza-se no centro histórico da Pontinha, Lisboa. O terreno tem aproximadamente 17.379 m2 e é caracterizado por uma topografia acentuada, enquadrado no tecido urbano a Nascente, Sul e Poente e a Norte por um terreno não construído com uma elevada pendente que constitui o vale. A Escola Secundária Braamcamp Freire era originalmente constituída por um conjunto de pavilhões (“Projecto 3x3” - projecto normalizado) e inaugurada em 1986. A escola tinha cinco pavilhões iguais, com dois pisos de implantação quadrada, e um pavilhão central, com um piso. Os pavilhões organizavam-se ao longo de um eixo distribuidor central, com orientação Nascente / Poente, ligados entre si através de passadiços exteriores cobertos. A escola Incluía, ainda, um pavilhão gimnodesportivo e campos de jogos e recreio exteriores.

© invisiblegentleman.com

O projecto para a reabilitação do edifício integra-se no Programa de Modernização das Escola do Ensino Secundário (P.M.E.E.S.), implementado pela Parque Escolar, E.P.E., a partir de 2007. O P.M.E.E.S. tem como objectivo a reorganização do espaço escolar a partir da articulação dos diferentes sectores funcionais, tendo em vista o funcionamento integrado do edifício e a sua abertura à comunidade exterior.

© invisiblegentleman.com

O projecto baseia-se na restruturação da tipologia pavilhonar, através da concepção de um edifício único, com circulação interior. O estabelecimento de ligações entre os pavilhões existentes é proposto, através da construção de novos corpos intercalares. A demolição de dois pavilhões existentes foi necessária para garantir a integração do novo programa e a articulação de todos os corpos construídos. O conceito de learning street é integrado num percurso contínuo que abrange os dois níveis do edifício. Esse percurso é constituído por uma sucessão de espaços interiores, relacionados com diferentes situações de aprendizagem, sobretudo informal. A learning street articula os vários sectores funcionais da escola. As zonas de permanência integradas no percurso contribuem para fomentar a proximidade entre o aluno, os vários programas educativos e a comunidade escolar.

© invisiblegentleman.com

A escola estrutura-se em torno de uma praça central - learning square, complementar à learning street, cuja relação com os restantes espaços de recreio permite uma adequada integração na topografia do território e na paisagem. A learning square é um espaço exterior de carácter social. A Norte a praça é aberta para uma área de recreio e de campos de jogos. Essa ligação é conseguida através de um anfiteatro em rampa, pontuado por pilares e coberto pelo corpo de salas de aula existente no piso superior. Os pilares integram vazios, que lhes conferem um carácter lúdico e que possibilitam diversos tipos de interacção (sentar, atravessar, encostar, conversar, entre outros).

© invisiblegentleman.com

As fachadas da escola são constituídas, essencialmente, por elementos de betão à vista e por painéis pré-fabricados em betão armado. O recurso a esta solução permite reduzir os custos de manutenção. Os painéis foram desenhados com o objectivo de resolverem eficazmente questões relacionadas com exposição solar de cada fachada.

© invisiblegentleman.com

No interior do edifício são utilizados materiais resistentes, adequados ao uso intensivo e pouco exigentes relativamente a acções de manutenção. Os espaços lectivos e administrativos são caracterizados pela sobriedade dos materiais utilizados. Os espaços de circulação são pontuados por espaços de permanência, constituídos por nichos pintados com cores vibrantes.

Plan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pontinha, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Secundária ES/EB3 Braamcamp Freire / CVDB arquitectos" [Braamcamp Freire / CVDB arquitectos] 21 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-98820/escola-secundaria-es-slash-eb3-braamcamp-freire-slash-cvdb-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.