Plantagon Fazenda Vertical: Alimentando a Cidade

Nos últimos anos vários arquitetos apresentaram propostas para responder a uma possível crise alimentar no futuro, desde as mais conceituais e utópicas, até outras mais clássicas e viáveis. As estatísticas estimam que mais de 80% da população viverá em cidades até 2050 e o transporte de petróleo necessário para enviar comida a partir da área rural se tornará cada vez mais caro. Plantagon, uma empresa sueco-estadounidense, criou recentemente uma fazenda vertical em forma de cúpula geodésica que funciona como uma grande estufa urbana.

Mais informações, imagens e um vídeo da proposta abaixo.

© Plantagon.com / Feeding the City

A fazenda "mudará radicalmente a forma de produzir alimentos orgânicos e funcionais. Permite-nos produzir ecologicamente com ar puro e água limpa dentro de ambientes urbanos, até mesmo nas grandes cidades, reduzindo os custos e danos ambientais ao eliminar o transporte e ao fazer a entrega diretamente aos consumidores", explica Plantagon.

© Plantagon.com / Feeding the City

O projeto tem uma grande rampa em espiral que irá proporcionar o espaço necessário para o crescimento e a produção de alimentos. A cúpula de vidro que cobre a área da rampa fornecerá a luz necessária para alimentar os jardins.

© Plantagon.com / Feeding the City

Uma vez que o vidro é curvo, diferentes quantidades de luz solar penetrarão em função do angulo de incidência. A empresa está atualmente trabalhando com Sweco, uma empresa de consultoria de engenharia, para calcular a quantidade de luz solar que atingirão as rampas internas, acompanhando as estações do ano e a posição do sol no céu.

"Tem sido um grande desafio para nós da Sweco. Nosso objetivo tem sido o de encontrar soluções técnicas que tornam possível o cultivo de lavouras de alta qualidade e boa economia de operação", declarou Stephan Stålered, consultor da Sweco.

http://www.youtube.com/watch?v=IcMgkgHxGPM

Mais informações no link.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Plantagon Fazenda Vertical: Alimentando a Cidade" [Plantagon Granja Vertical: Alimentando a la Ciudad] 21 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-98621/plantagon-fazenda-vertical-alimentando-a-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.