Sou Fujimoto escolhido para projetar o Pavilhão da Serpentine Gallery 2013

Hoje, a Serpentine Gallery anunciou o arquiteto que irá projetar a 13 ª edição do Pavilhão da Serpentine Gallery. Todos os anos, a galeria convida um arquiteto de renome internacional que não tenham construído ainda no Reino Unido, para projetar um pavilhão temporário onde acontecem atividades públicas no gramado da galeria,localizada no Hyde Park de Londres entre os meses de junho e outubro. A lista de arquitetos para as edições passadas inclui vários ganhadores do Premio Pritzker. Mais informações sobre os projetos anteriores em nosso infográfico sobre a história do Pavilhão Serpentine Gallery.

O arquiteto japonês residente em Tóquio, no Japão, criou seu escritório Sou Fujimoto Architects em 2000. Graduou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Tóquio, em 1994, e é professor na Universidade de Kyoto desde 2007. Com uma trajetória sólida em projetos residenciais e culturais, o escritório tem mostrado uma abordagem única e inovadora e com excepcional qualidade espacial em suas edificações explorando novas formas de espaço habitacional, design e materialidade. Sou também fez parte da equipe que ganhou o Leão de Ouro na 13 ª Bienal de Veneza, com "Architecture, possible here? Home-for-All" , o pavilhão do Japão.

Pavilhão da Serpentine Gallery 2013 Desenvolvido por 'Studio Cyrille Thomas para Sou Fujimoto Architects'

Sobre o projeto do pavilhão Sou afirmou: "Para o Pavilhão 2013, proponho uma paisagem arquitetônica: um espaço transparente que incentiva as pessoas a interagir e explorar o lugar de diversas maneiras. Dentro do contexto natural do Kensington Gardens, considerei o verde vívido da vegetação do entorno  integradas à geometria construída. Um novo entorno será construído, onde o natural e o artificial se fundem, não apenas arquitetônica ou naturalmente, mas através de um encontro único de ambos.

O pavilhão será uma delicada estrutura tridimensional, cada unidade será constituído por barras de aço vertical. O projeto formará um anel  irregular semi-transparente,  que simultaneamente e sutilmente protegerá os visitantes da rigidez dos materiais permitindo que façam parte da paisagem. A área total construída será  de 350 metros quadrados e o Pavilhão possuirá  dois acessos. Uma série de terraços criarão áreas de permanência e descanso que permitirão que o pavilhão seja utilizado de forma flexível, como um espaço social multifuncional.

A  sutil qualidade da estrutura delicada, realçada por sua semi-transparência  criará uma geometria similar a uma "nuvem", como uma espécie de névoa que se projeta sobre as ondulações do parque. Além disso, o Pavilhão  parecerá  fundir-se com a estrutura clássica da Serpentine Gallery, com os visitantes suspensos no espaço. "

Somos grandes fãs do trabalho Sou Fujimoto, e  estamos muito entusiasmados com o resultado do  projeto que será construído no Hyde Park. Acompanhem nossa cobertura completa e as novidades sobre o projeto. Você pode assistir a entrevista que realizamos com Sou ( em inglês) após o intervalo:

Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "Sou Fujimoto escolhido para projetar o Pavilhão da Serpentine Gallery 2013" [Sou Fujimoto to design the 2013 Serpentine Gallery Pavilion] 14 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-97490/sou-fujimoto-escolhido-para-projetar-o-pavilhao-da-serpentine-gallery-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.