FDE Campinas - Escola Estadual Parque São Bento / bvy arquitetos

Esta escola pública para crianças de 6 a 10 anos está localizada no Parque São Bento, um conjunto residencial de baixa renda promovido pela Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas), com 551 casas de 45m2 cada. O conjunto está a 15km do centro de Campinas, o terceiro maior município do estado de São Paulo, com um milhão de habitantes. A escola ocupa o único terreno de uso institucional do conjunto.

© Bebete Viégas

O projeto integra o programa de construções escolares em estrutura de pré-moldado de concreto da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, do Governo do Estado de São Paulo. A estrutura pré-fabricada garante a qualidade e a durabilidade da obra, com execução em prazos menores que outros sistemas convencionais.

© Bebete Viégas

A construção do edifício parte de uma lógica rígida, determinada pela modulação da estrutura pré-fabricada e pela economia de materiais. O projeto tira proveito da lógica estrutural, utilizando as vigas de concreto como elementos de sombreamento das salas de aula e de identidade visual da escola.

© Bebete Viégas
© Bebete Viégas

O programa de necessidades estabelecido pela FDE prevê 15 salas de aula, 03 salas ambiente, refeitório, quadra poliesportiva coberta, sanitários e setor administrativo com acesso isolado.

Corte 1

Este programa foi organizado em dois blocos principais, em função do uso: um bloco para os ambientes de ensino e outro para os ambientes administrativos e de convivência (quadra esportiva e galpão coberto). Essa divisão possibilita o uso independente das áreas de lazer durante os finais de semana, preservando o espaço das salas de aula.

© Bebete Viégas

O edifício possui apenas dois pavimentos, gabarito máximo permitido na região. O desnível de meio pavimento entre os dois blocos foi definido em função dos cortes pré-existentes no terreno. Para conectar os dois blocos, criou-se um conjunto de rampas transversais que atravessam e configuram o pátio central da escola. O uso de rampas garante o acesso universal a todos os ambientes da escola e suprime a necessidade de elevadores, diminuindo os custos de construção e de manutenção.

© Bebete Viégas

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto: bvy arquitetos - Cássia Buitoni, Mariana Viégas, Luciana Yamamura
  2. Equipe de projeto: Suzana Barboza, Vanessa Friso, Phaënna de Athayde, André Villasboas, Leonardo Chen Chen Che

 

 

 

Informação Complementar:

  1. Projeto de estrutura: Zamarion e Millen Consultores
  2. Projeto de instalações: Sandretec Consultoria
  3. Consultoria em fundações: Zaclis, Falconi e Engenheiros Associados
  4. Execução da estrutura pré-moldada de concreto: Spitaletti S.A.
  5. Maquete eletrônica: bvy arquitetos

 

  1. Cliente: FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação/ Governo do Estado de São Paulo

 

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "FDE Campinas - Escola Estadual Parque São Bento / bvy arquitetos" 18 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-9727/fde-campinas-escola-estadual-parque-sao-bento-bvy-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.