Même – Casa Experimental / Kengo Kuma & Associates

Même – Casa Experimental / Kengo Kuma & Associates - Mais Imagens+ 44

Taiki, Japão
  • Arquitetos: Kengo Kuma & Associates; Kengo Kuma & Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  79
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
Courtesy of kengo kuma & associates

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estávamos encarregados da primeira casa experimental, e durante o processo de projeto, recebemos muitas pistas e ideias do "Chise", o estilo de habitações tradicional de Ainu. O mais característico no Chise é que estas são "casas de grama" e "casas da terra". Enquanto que em Honshu (a ilha principal) uma casa privada é sobretudo uma "casa de madeira" ou "casa de paredes de barro", o Chise é, distintamente, uma "casa de grama", já que o telhado e as paredes são inteiramente recobertas com junco ou grama de bambu, garantindo propriedades isolantes contra o calor. Além disso, em Honshu o piso é elevado para permitir a ventilação e afastar a umidade, enquanto que no Chise, espalha-se uma esteira de madeira diretamente no chão, faz-se uma fogueira no centro, e mantem-se o fogo aceso durante todo o ano. A ideia fundamental do Chise, "casa da terra", é manter o solo aquecido e recuperar a radiação gerada por ele.

Courtesy of kengo kuma & associates

Aqui está como o corte da casa se organiza: envolvemos uma estrutura de madeira feita de lariço japonês com uma membrana de poliéster de fluorcarbono. A parte interna é coberta com uma membrana removível de um tecido de fibra de vidro. Entre as duas membranas, um isolamento de poliéster feito de garrafas PET recicladas permite a passagem de luz. Esta composição se baseia na ideia de que pela convecção do ar de dentro da parede, o ambiente interno pode ser mantido confortável por causa da circulação. 

Courtesy of kengo kuma & associates

Nós não pensamos no isolamento relacionado apenas à espessura do material isolante, atitude típica da estática engenharia ambiental do século XX. O que buscamos é uma engenharia ambiental dinâmica, de acordo com a sua época. Utilizamos calor radiante no chão; e foi verificado que pode-se passar vários dias de inverno sem precisar utilizar o calor radiante do piso. A outra razão pela qual cobrimos a casa com uma membrana é a nossa busca por uma vida cercada por luz natural, como se você fosse envolvido pela luz do dia. Sem depender de qualquer sistema de iluminação, você simplesmente desperta quando as luzes surgem, e dorme após o escurecer - esperamos que esta casa permita que o usuário leve uma vida sincronizada com o ritmo da natureza. 

Courtesy of kengo kuma & associates

Em uma parte da casa, uma uma janela isolada de madeira está instalada externamente à membrana. É um novo dispositivo para monitorar o ambiente de estar da casa, alterando diversos tipos de esquadrias. Do mesmo modo, todos os tecidos de fibra de vidro no interior podem ser removidos, possibilitando muitos ambientes e experiências distintas.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Même – Casa Experimental / Kengo Kuma & Associates" [Même – Experimental House / Kengo Kuma & Associates] 16 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96242/meme-nil-casa-experimental-slash-kengo-kuma-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.