Casa Boratto / FGMF Arquitetos

 

PROJETOS PREMIADOS: Prêmio AsBEA 2012. O projeto recebeu menção na categoria: residências.

O terreno desafiador em declive acentuado, com muitas árvores finas e altas, típicas de mata atlântica e que agradavam bastante ao cliente. Nossa resposta para essas condições foi a de locar a edificação em um nível ligeiramente abaixo do da cota de entrada por conta da topografia e utilizar a cota mais alta, junto a rua, como um local de chegada de carros e pedestres.

Cortesia de FGMF Arquitetos

A construção em si foi dividida em três partes principais, que criam os fluxos e a volumetria da residência. A construção em si foi dividia em três partes principais, que criam os fluxos e a volumetria da residência. Os volumes possuem estruturas diferentes, por conta da particularidade das suas implantações, assim como materiais de acabamento dispares para evidenciar seu zoneamento interno.

Cortesia de FGMF Arquitetos

A residência é um estudo de relações que podem ser tecidas com o terreno e sua vegetação existente, trazendo pontos de interesse a locais que só existem por conta dos fluxos e interações propostas. Esses pontos de tensão, amplificados pelo uso de materiais e estruturas distintas entre os diferentes componentes da construção, são os locais onde a convivência e o estar irão florescer e o diálogo entre o uso e a arquitetura ocorrerá.

Cortesia de FGMF Arquitetos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:FGMF Arquitetos
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Projeto
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Metal e Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Text Message Html

Cita: Victor Delaqua. "Casa Boratto / FGMF Arquitetos" 28 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93888/casa-boratto-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.