Cinema e Arquitetura: "Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade"

Esta semana em Cinema e Arquitetura , voltamos às primeiras décadas do século passado para apresentar o documentário histórico de Walther Ruttmann, realizado em 1927 e que mostra - de forma enérgica - a vida da cidade de Berlim, do nascer ao pôr do sol.

O documentário: Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade foi filmado durante mais de um ano com câmeras escondidas para atingir o efeito mais real e cotidiano possível, conseguindo transmitir esta atmosfera industrial e caótica mas, às vezes, inocente da cidade durante esses anos, com o apoio da música de Edmund Meisel.

Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade

Na estreia, no ano de 1928, o diretor comentou: "Desde que comecei no cinema, tive a ideia de fazer algo com a vida, criar um filme sinfônico sobre a grande energia que compreende a vida de uma grande cidade".

Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade

"Durante a montagem tornou-se evidente o quanto difícil era visualizar a curva sinfônica que eu tinha em mente. Muitas das mais belas fotografias tiveram que ser descartadas, porque aqui não se tratava de integrar um livro de estampas, mas de algo como a estrutura de uma máquina complexa, que só pode funcionar se a menor de suas peças se encaixa com máxima precisão com as demais". (Texto retirado do DVD do filme / Série: "Orígenes del cine")

Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade

FICHA TÉCNICA

Título original: Nerlin Die Symphonie der GroBstadt
Ano: 1927
Duração: 72 min.
Origem: Alemanha
Diretor: Walther Ruttmann
Produtor: Karl Freund
Roteiro: Walther Ruttmann, Karl Freund (baseada na ideia original de Carl Mayer)
Trilha sonora: Edmund Meisel
Fotografia: Reimar Kuntze, Robert Baberske, Läszlo Schäffer, Karl Freund

Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade

Filme relacionado: “O Céu Sobre Berlim” de Wim Wenders.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: "Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade"" [Cine y Arquitectura: "Berlín, Sinfonía de una Gran Ciudad"] 11 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-90756/cinema-e-arquitetura-berlim-sinfonia-de-uma-grande-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.