Instituição Educacional La Samaria / Campuzano Arquitectos

Instituição Educacional La Samaria / Campuzano Arquitectos - Mais Imagens+ 74

  • Arquitetos: Campuzano Arquitectos; Campuzano Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel Campuzano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alfa, Cemex, Concisa, Formesan
  • Colaboradores: Juliana Zuluaga, Julio Angulo, Oscar Ruiz, Diana Galvis, Alejandro Rodriguez
  • Projeto Estrutural: Devaldenebro Ingenieros
  • Consultoria Bioclimática: Jorge Ramirez
  • Equipe De Projeto: Gabriel Campuzano Otero, Carlos Campuzano Otero, Carlos Campuzano Castello
  • Cidade: Pereira
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Gabriel Campuzano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno localizado na fronteira sul da cidade de Pereira, na cordilheira central da Colômbia está localizada esta instituição educacional pública. um lugar em condição de limite de cidade e por sua vez de novo pólo de desenvolvimento urbano, com uma população crescente demandando novos equipamentos públicos e de serviços.

A morfologia urbana da cidade de Pereira está determinada por sua geografia, onde uma série de canyons e montanhas que correm de norte a sul se intercalam entre si tendo como resultado um tecido urbano fracionado, interrompido pelo verde dos canyons e densificado na sua maioria na crista das montanhas.

Planta Acceso

Instituição Educacional La Samaria / Campuzano Arquitectos - Mais Imagens+ 74

O local do projeto é dado em um desses "picos" em situação de encontro com a borda de canyon no lado sul e no bairro existente ao norte.

A geometria do terreno deixa pouco espaço para ser liberado, razão pela qual o programa se desenvolve em um grande edifício de três andares que percorre o lote de extremo a extremo no sentido longitudinal, orientando as salas de aula para o sul ou para o norte, desfrutando da vista distante até o centro da cidade ou até a fronteira urbana. Este edifício principal faz um ziguezague para se acomodar no terreno,  adornando-se contra a estrada principal do bairro, de modo a abraçar e proteger o interior da escola. 

© Gabriel Campuzano

O interior se desenvolve em blocos independentes, as salas de aula múltiplas, as quadras esportivas, o pátio e a pré-escola em torno do seu próprio pátio.

O grande edifício é como um barco que "flutua" na metade do bairro e aparece de modo imponente para converter-se em uma referência visual, promovendo uma nova valorização urbana. 

© Gabriel Campuzano

Os diferentes níveis do projeto se acessa através de uma rampa externa e conecta-se por meio de passarelas com a cobertura das salas de aula que por sua vez é uma praça útil ( praça do primário). 

O esquema proporciona uma praça pública coberta na esquina principal do bairro, agindo como um amortecedor  entre a vida do bairro e a atividade da escola, proporcionando um espaço para a diversão dos moradores e vinculando a instituição com a comunidade.

Croquis

O bambu, um material renovável, recorrente na arquitetura tradicional da região e, muitas vezes utilizado como um elemento estrutural, é utilizado aqui como um invólucro e um elemento de controle solar. Consolida-se como um forte referência estética e de vínculo cultural, produzindo a vibração de um material natural, moldado e contrastado por materiais industriais como concreto e tijolo. 

© Gabriel Campuzano

Devido ao clima ameno do local, o edifício faz uso de ventilação natural, a fim de melhorar as condições térmicas das diversas áreas do projeto. Cria-se uma ventilação cruzada entre as fachadas e coberturas, minimizando o uso de refrigeração mecânica e gerando uma economia de energia significativa.

© Gabriel Campuzano

O primeiro andar do colégio abriga as atividades comunitárias, tais como a Biblioteca, o salão, a sala de internet, os laboratórios e as salas de aula de artes, com o objetivo de que nos finais de semana estas dependências se destinem para o uso coletivo por parte da população do setor, potenciando seu caráter público e convertendo-se em um equipamento plural, que serve a toda comunidade e que FAZ CIDADE.  

© Gabriel Campuzano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pereira, Risaralda, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituição Educacional La Samaria / Campuzano Arquitectos" [Institución Educativa La Samaria / Campuzano Arquitectos] 07 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-90543/instituicao-educacional-la-samaria-slash-campuzano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.