Arte e Arquitetura: Croquis por Fabricio Contreras Ansbergs

O argentino Fabricio Contreras Ansbergs, é arquiteto e docente no Taller 4 na UBA. Uma de suas grandes paixões são os croquis. Em suas palavras, é através deste meio que é possível se conectar e se apropriar da arquitetura, entender as distintas tarefas da profissão e, sobretudo, expressar ideias ou situações que evoca um edifício e seu entorno.

Memorial da América Latina. Oscar Niemeyer. São Paulo, Brasil © Fabricio Contreras Ansbergs

Para Fabricio, o croqui é uma ferramente que pode ser utilizada tanto para ensinar como para abordar projetos desde o seu princípio. Apresentamos aqui seu trabalho e uma resenha do próprio autor. 

Arte e Arquitetura: Croquis por Fabricio Contreras Ansbergs - Mais Imagens+ 8

Sou oriundo de Calingasta, um pequeno povoado de San Juan, Argentina. Um dos meus passatempos prediletos sempre foi o desenho. Com ele despertei um interesse apaixonado pela arquitetura e as cidades, ainda que meu povoado tivesse apenas casas baixas de adobe. 

Com o tempo fui descobrindo novas formas, espaços e jogos de contrastes que me levaram além da observação pura: já não se tratava de apenas olhar, mas sim de desfrutar do traçado. Desta maneira comecei a "croquizar". 

OCA. Oscar Niemeyer. Parque Ibirapuera, São Paulo. Brasil. © Fabricio Contreras Ansbergs

Nos croquis encontrei uma forma útil de construção intelectual que excede o papel: inclui uma gama de debates, trocas e o rascunho de novas ideias que logo se materializam num projeto, e finalmente, num desenho. Situações maravilhosas que logo compartilho com outros num diálogo visual, quase poético. 

Nada surge do nada. Tive meus mestres, detalhistas apaixonados da perspectiva: Niemeyer, Le Corbusier, Ando, Tange e Wright entre outros, que com suas linguagens imprimem às obras um caráter tão particular que os tornam únicos. 

Museu Guggenheim. Frank Lloyd Wright. NYC, Manhattan. Estados Unidos. © Fabricio Contreras Ansbergs

É através dos desenhos que desfruto da maravilha dos edifícios que os outros projetaram, além da sensação das próprias ideias que são impregnadas pela tinta no papel. Ao meu entender, os croquis representam uma excelente fonte de recursos para o dever profissional diário que abarca a docência até os projetos de escritórios ou de concursos. 

Sinto que desenhar é se apropriar da arquitetura. É assim que em cada viagem, um pequeno caderno e uma caneta me acompanham.

Memorial Caidos 2ª Guerra Mundial . Konder Netto e Ribas Marinho . Rio de Janeiro, Brasil. © Fabricio Contreras Ansbergs

Fabricio Contreras Ansbergs. Arquiteto em Nomade Arquitectos y Grupo Bando. Docente no Taller Arquitectura Solsona-Ledesma-Salama. Nível 4. Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño da Universidad de Buenos Aires. TSLS4. FADU. UBA. 

www.croquituras.blogspot.com, www.facebook.com/Croquituras

Praça do Patriarca. Paulo Mendes da Rocha. São Paulo, Brasil. © Fabricio Contreras Ansbergs
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: Croquis por Fabricio Contreras Ansbergs" 06 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-90002/arte-e-arquitetura-croquis-por-fabricio-contreras-ansbergs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.