Tecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo

Tecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - FachadaTecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - FachadaTecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - FachadaTecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - Janela, Viga, CorrimãoTecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 3

Salvador, Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Tecnológico da Bahia está implantado numa área que, no total, tem mais de um milhão de metros quadrados, situado no principal eixo de expansão da cidade de Salvador, onde ainda há forte presença da vegetação nativa.

Tecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - Fachada
© Leonardo Finotti

Com 24,5 mil m2 de area construída entre praças e edificações, o TecnoCentro, batizado assim pelo Governo do Estado, tem como principal objetivo ser a peça central e dinamizadora do Parque Tecnológico, abrigando centros de pesquisa e instituições, além de incubadoras e empresas de base tecnológica, tendo como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e Energia. 

Tecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - Fachada
© Leonardo Finotti

Primeiro edifício concluído do Parque, ele traz infraestrutura completa para as atividades das instituições. Nele serão oferecidos serviços especializados como o núcleo de propriedade intelectual, centro de inteligência de mercado e incubadora de empresas. Contará ainda com o órgão gestor do Parque Tecnológico da Bahia e laboratórios compartilhados, salas de treinamentos e espaços de apoio, convenções e exposições, bem como áreas de convivências, como cafés e lounges.

Tecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo - Janela, Viga, Corrimão
© Leonardo Finotti

 O projeto está subdividido em 05 elementos; o edifício principal é composto por 03 níveis de garagem, térreo e 04 pavimentos com salas. A biblioteca é interligada por uma rampa pelo nível do térreo do edifício principal. Ela tem 02 pavimentos e é composta por salas de estudo, multimídia e área de acervo. O restaurante está no nível da garagem 01 e a academia está situada no nível 27.15, interligada também pela 2ª garagem. 

Prancha 4

A Oficina está situada, no último nível de praça (nível 24.15), juntamente com o anfiteatro. Como pressuposto urbanístico e arquitetônico o edifício principal foi implantado em uma área de maior capacidade de aproveitamento construtivo e de grande potencial panorâmico, através de soluções que criaram volumes livres e “flutuantes”, aproveitando a topografia e os elementos paisagísticos. 

Prancha 1

As salas são equipadas com facilidades como piso elevado, sendo. O uso racional de recursos é potencializado por estruturas como a iluminação zenital e a ventilação natural cruzada. Os fundamentos são interação, complementaridade e sobreposição de ambientes internos e externos, públicos e privados.

Prancha 2

Os espaços de conexão, definidos pelas circulações e pelos locais de estar, definem-se em espaços abertos, favorecendo as relações entre ambientes externos e internos, possibilitando a multiplicação dos contatos e evitando o confinamento das pessoas em áreas restritas. virtuarium – sala de projeção aberta ao público. 

Prancha 3

São, ao todo, 30 mil m2 de área construída o percurso do sol e permitir a passagem controlada de luz e ventilação natural. O edifício está capacitado para utilizar energia solar e aproveitar águas pluviais. Além disso, o prédio será rodeado por uma grande massa de vegetação nativa, que será preservada.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salvador - Bahia, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tecnocentro / Sotero Arquitetura e Urbanismo" 27 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-89494/tecnocentro-slash-sotero-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.