Exposição Operação Barra Megamix | Studio-X Rio / Rio de Janeiro - RJ

A exposição OPERAÇÃO BARRA MEGAMIX / WORK IN PROGRESS apresenta o trabalho em desenvolvimento pelo Estúdio Sangue Bom, da Escola de Arquitetura e Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia, em sua quarta incursão pelo Rio. Anteriormente focado no centro da cidade, desta vez o estúdio ministrado por Keith Kaseman com o auxílio de Raul Correa-Smith dá uma virada geográfica e aponta seus esforços para a Barra da Tijuca, mais especificamente para o local onde existem os escombros abandonados do Parque Terra Encantada.

Alimentado pelo crescimento econômico e pelos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, o Rio de Janeiro está experimentando o início de importantes transformações urbanas. Neste delicado momento, mas também diante de grandes oportunidades, a cidade tem o desafio de especular sobre novas possibilidades que respondam a esta situação. A Barra da Tijuca, idealizada por Lúcio Costa, viu ao longo dos anos seu espaço ser transformado em uma colcha de retalhos composta por condomínios fechados, shoppings e engarrafamentos. A OPERAÇÃO BARRA MEGAMIX se utiliza do ambiente fantasmagórico e surrealista do Parque Terra Encantada para promover novas questões e experimentações programáticas e espaciais que apontem possíveis cenários para a Barra.

Os desenhos e maquetes expostos correspondem às pesquisas e especulações realizadas em Nova Iorque ao longo das cinco semanas iniciais do estúdio. Este material foi apresentado no último dia 26 para um grupo de convidados, que pode colaborar com críticas e indagações sobre as propostas, em uma animada tarde de colaborações. Em março de 2012 serão apresentados os resultados finais do estúdio.

De: 03 a 12 de novembro de 2011.

Aberto de segunda à sábado das 11- 19 hs

Studio-X Rio - Praça Tiradentes, 48 – Centro  - Rio de Janeiro / RJ

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Exposição Operação Barra Megamix | Studio-X Rio / Rio de Janeiro - RJ" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-8861/exposicao-operacao-barra-megamix-studio-x-rio-rio-de-janeiro-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.