Ogikubo House / MDS

Ogikubo House / MDS - Mais Imagens+ 15

Tóquio, Japão
  • Arquitetura: MDS; Kiyotoshi Mori, Natsuko Kawamura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  118
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toshiyuki Yano
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dado os altos preços e leis que regulam a construção em locais de pequeno porte em Tóquio, a maioria dos clientes deseja aproveitar ao máximo o espaço disponível para eles. Não é exagero dizer que os arquitetos fazem suas próprias regras e resolvem os enigmas que surgem com os clientes, assim como solucionam um quebra-cabeça.

Corte

No entanto, é com prazer que encaramos estes desafios, e nós sabíamos que não devemos criar uma outra estrutura de muros altos, pesada e hermética, no meio da cidade. Era importante para nós pensar muito sobre a relação exterior e interior e criar uma arquitetura que reflita o humor do interior do edifício no seu exterior e, portanto, contribuir para o enriquecimento da cidade.

© Toshiyuki Yano

Este terreno está em uma grande área residencial, verde e tranquila. Para minimizar qualquer sentimento de opressão do entorno, dividimos a estrutura em três caixas ao longo da fronteira externa do local. O conceito de "ma" ["intervalo", "pausa"] é um elemento importante da compreensão japonesa de espaço. Com isto em mente, nos permitimos uma quantidade adequada de "ma" entre as caixas, com o objetivo de cultivar um sentido unificado de "ma" entre todas as aberturas de cada uma delas, reforçando o caráter neutro do prédio, de modo que mesmo dentro de casa você tem a impressão de estar ao ar livre.

© Toshiyuki Yano

Por sua vez, elementos interiores parecem se aproveitar dessas lacunas e criam um diálogo aberto, definição de fluxo livre na paisagem urbana. Ao passar de um espaço para outro, torna-se visível os diferentes tipos de cenas que aparecem de dentro destas caixas-abertas. Este é um espaço de vida em que é possível sentir a passagem das quatro estações do ano.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Ogikubo House / MDS" [Ogikubo House / MDS] 29 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-85886/ogikubo-house-slash-mds> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.