Cinema e Arquitetura: “O Iluminado”

Stanley Kubrick é um daqueles cineastas que não precisa de grandes apresentações. Para a edição desta semana na seção Cinema e Arquitetura, apresentamos: “O Iluminado”, considerado por muitos como uma obra-prima – e não apenas por sua história, mas também pela maneira como Kubrick usa o espaço para incutir um sentimento de loucura.

Cenas do Filme “O Iluminado”

Muitos de vocês provavelmente já viram o filme, mas se não, agora é a hora de aproveitar este clássico do suspense. E deixe-nos saber seus pensamentos sobre a relação entre espaço e horror nos comentários abaixo – você acha que realmente podemos dizer que há uma tipologia arquitetônica de suspense?

Cenas do Filme “O Iluminado”

INFORMAÇÕES

Título Original: The Shining
Ano: 1980
Tempo: 147 min.
Páis: Reino Unido
Diretor: Stanley Kubrick
Roteiro: Stephen King, Stanley Kubrick
Trilha Sonora: Wendy Carlo, Rachel Elkind
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers

Cenas do Filme “O Iluminado”

SINOPSE

Jack Torrance (Jack Nicholson) chega ao Hotel Overlook junto de sua família a entrevista para o cargo de zelador de inverno, com o objetivo de usar a solidão do hotel para trabalhar em seu livro. O hotel foi construído no local de um cemitério indígena e se torna completamente isolado por causa da neve durante os longos invernos. Este contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele se torna cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Cenas do Filme “O Iluminado”

TRAILER

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: “O Iluminado”" 23 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82340/cinema-e-arquitetura-o-iluminado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.