Sheikh Zayed Bridge / Zaha Hadid Architects

Os Emirados Árabes Unidos têm uma população que se desloca muito e que necessita uma nova rota em torno da costa sul do Golfo, conectando os três Emirados. Em 1967, uma ponte de aço em arco foi construída para conectar a jovem cidade de Abu Dhabi à ilha principal, em seguida uma segunda ponte foi construída nos anos 70, conectando a parte sul da ilha de Abi Dhabi. A localização do novo (terceiro) cruzamento, perto da primeira ponte, é crítica no desenvolvimento e conclusão do sistema de rodovias.

© Christian Richters

Concebida em um local aberto, a ponte carrega a expectativa de se tornar, ela mesma, um destino e um catalisador em potencial do futuro crescimento urbano de Abu Dhabi.

© Christian Richters

São como “fios” estruturais em concreto se erguem e se impulsionam, atravessando o canal. Uma sinuosa forma de onda cria a silhueta estrutural da ponte que cruza o canal.

Croquis

A parte continental é de onde partem as estruturas da ponte, que emergem do chão e se aproximam da estrada. A rodovia está em balanço em cada lado da estrutura principal. Arcos de aço saem de dentro dos pilares de concreto de maneira assimétrica entre as pitas, marcando o continente e os canais de navegação. A estrutura central se divide e se espalha de uma margem, passando pelo vazio central, até o outro lado do canal.

© Christian Richters

O arco principal da ponte sobe até a altura de 60 metros acima do nível da água, com a estrada passando na altura de 20m acima da água.

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto: Zaha Hadid
  2. Arquiteto Projetista: Graham Modlen
  3. Equipe de Projeto: Garin O’Aivazian, Zahira Nazer, Christos Passas, Sara Klomps, Steve Power

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Sheikh Zayed Bridge / Zaha Hadid Architects" 15 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-80686/sheikh-zayed-bridge-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.