Pavilhão no Bosque / nArchitects

O pavilhão projetado pelo escritório nARCHITECTS foi concluído em Maio de 2011 para a reunião e celebração à sombra dos visitantes do Bosque e Parque Ecológico Da Da Nong Fu, na província de Hualien, Taiwan. O projeto foi concebido dentro do contexto do festival de artes local organizado pela Agência de Silvicultura de Taiwan, para aumentar a consciência pública sobre a importância do bosque, num plano do governo para promover um futuro sustentável e reduzir as emissões de carbono.

© Iwan Baan

O pavilhão é composto por onze abóbadas construídas com bambu recém cortado, um material usado pela primeira vez pelos arquitetos na aclamada cobertura do MoMA PS1, em 2004. Desta forma, o pavilhão foi escolhido para sediar as cerimônias de abertura e encerramento do festival de arte, tornando-se o ponto focal do parque.

Axonométrica

Este  novo espaço de encontro de formato circular, emerge da terra em  série, disposto em dois anéis em torno de um vácuo. O plano é inspirado pelos anéis das árvores e as diferentes formas das abóbadas   seguem os padrões de crescimento da natureza.

© Iwan Baan

Da mesma maneira que as formas infinitas e variáveis ​​das árvores crescem a partir de regras simples de ramificação, a configuração das formas das abóbadas são geradas com base numa geometria simples – o arco parabólico – o que permite configurações mais complexas para serem desenvolvidas. O pavilhão foi projetado para ser usado também como um pequeno teatro ao ar livre, o anel central serve como assento para os espectadores, mas também como um palco circular.

© Iwan Baan

Embora haja um amplo apoio para a conservação dos bosques, há também planos para o desenvolvimento local,que  inclue a construção de um casino. No reconhecimento da diversidade cultural da região, cada uma das abóbadas do pavilhão dispõe de uma espécie de  “porta” única no espaço de encontro,que busca formalizar essa diversidade.

Diagrama

De dia, o espaço do pavilhão – no centro do vasto terreno – produz uma intervenção mínima e, à noite, com iluminação, torna-se um farol, destacando a diferença panorâmica do vale.

© Iwan Baan

A fabricação das estruturas de bambu foi realizada pela tribo local Amis, especialistas em construção com este material. Entretanto, os arquitetos introduziram o conceito de trabalhar com o bambu verde recém-cortado, criando um intercâmbio de conhecimentos e idéias entre a região e os projetistas.

Processo Construtivo 2

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:nArchitects
  • Ano: 2011
  • Área construída: 300 m²
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Guangfu, Hualien, Taiwan
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Mimi Hoang (Principal)
  2. Ammr Vandal (Arquiteto de Projeto)
  3. Equipe
  4. Eric Bunge
  5. Julia Chapman
  6. Tiago Barros
  7. Jack Hudspith

Informação Complementar:

  1. Engenharia Estrutural
  2. Yan Shi-Feng (Aco/Concreto)
  3. Bambú
  4. Amis tribe (Tribu local)
  1. Curador
  2. Huichen Wu, Artfield
  3. Fotógrafos
  4. Iwan Baan
  5. Florian Claar
  6. Cango Chen

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Pavilhão no Bosque / nArchitects" 02 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-8054/pavilhao-no-bosque-narchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.