Centro Cívico Bicentenário / Lucio Morini + GGMPU Arquitectos

© Leonardo Finotti

O Centro Cívico Bicentenário será o primeiro complexo administrativo projetado especificamente para esta finalidade da Província de Córdoba, Argentina.

Ele se localiza no limite do centro histórico da cidade, em um terreno onde passavam os trilhos da ferrovia. Um dos seus lados, de mais de 700 metros, adjacente ao Rio Suquia, constituía uma barreira física que separava drasticamente as comunidades de ambas as margens do rio. Esta nova operação urbana ajudará a dissolver a imagem do rio como fundos da cidade, transformando, assim, toda a região em uma centralidade.

© Claudio Manzoni

Para reforçar esta transformação, uma nova infra-estrutura veicular, que consiste em duas pontes que cruzam o rio e conectam as vias, foi construída; e o paisagismo do Rio Suquia – iniciado há muitos anos – foi concluído. O Centro Cívico será construído em três estágios; o primeiro estágio (que foi concluído recentemente) consiste em dois edifícios, A e B.

© Claudio Manzoni

Edifício A
Um edifício que contem os ministérios domina o complexo: um prisma facetado construído em concreto. Ele é baseado em um cubóide de 45 metros e altura, com 26 metros de lado, que, quando atinge 16 metros de altura, sofre uma rotação de 20º. Este movimento cria uma morfologia mais complexa, baseada em triângulos que, por sua vez, produzem um jogo de luz e sombras muito particular. Buscando evitar o caráter “chapado” da fachada triangulada produzida por rotação, uma série de combinações geométricas baseadas em rombóides foi explorada para instilar tridimensionalidade nos planos da fachada. O prisma se localiza sobre uma piscina rasa, que pode ser facilmente esvaziada e transformada em uma praça cívica para abrigar eventos.

© Claudio Manzoni

Edifício B
Contrastando com o edifício A, o edifício B é um volume horizontal que abriga as funções administrativas. Ele está localizado sobre uma base de concreto que incorpora o estacionamento e áreas de encontro e eventos sociais. Sua linguagem se relaciona com a do edifício A – inclusive repete-se o uso dos rombóides – porém em escala diferente.

© Claudio Manzoni

Na cobertura deste está localizado um volume verde, envolvido por uma malha de metal que permite o crescimento livre de vegetação caducifólia. As trepadeiras ajudam a regular a temperatura: permitem a entrada de luz solar no inverno e a bloqueiam no verão. A cobertura também é verde, coberta por grama e flores. A extensão deste edifício significa que há uma grande área sem partições, onde os escritórios podem ser organizados livremente.

© Cortesia de Lucio Morini + GGMPU Arquitectos

A casa do Governador se localiza sobre este plano e consiste em um objeto autônomo de um único pavimento com faces espelhadas que refletem ora o céu, ora o plano verde sobre o qual repousa a casa.

Corte
Corte

Em um segundo estágio de projeto a área administrativa será concluída, e um Centro de Convenções será construído na terceira e última fase de construção. Este cetro será parcialmente enterrado e terá forma de uma colina artificial coberta com grama, dando continuidade à paisagem adjacente.

Plantas 02

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Lucio Morini + GGMPU Arquitectos
  • Ano: 2012
  • Área construída: 24781,60 m²
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Córdoba, Argentina
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Lucio Morini + GGMPU Arquitectos
  2. Arquiteto Encarregado: Guillermo Pozzobón
  3. Colaboradores: Julia Garayoa, Adrián Castagno, Verónica Gordillo, Diego Andres Gómez, Mariana Pelliza, Guadalupe Daher, Cecilia Villareal, Luciana Antonucci, Agustín Elies, Gonzalo Manzanares
  4. Cliente: Government of the Province – Córdoba
  5. Fotografias: Claudio Manzoni, Leonardo Finotti, Cortesia de Lucio Morini + GGMPU Arquitectos

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Centro Cívico Bicentenário / Lucio Morini + GGMPU Arquitectos" 14 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-80485/centro-civico-bicentenario-lucio-morini-mais-ggmpu-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.