Casa Ro Tapalpa / Elías Rizo Arquitectos

Esta casa singular se localizada em uma região de florestas nos arredores de Tapalpa. O programa é pequeno, trata-se de uma casa de descanso utilizada pelos proprietários nos finais de semana.

© Marcos García

O projeto parte da concepção de “casa refúgio”, onde o principal é se isolar do cotidiano, da agitação da cidade; A casa é um elemento linear que se divide em duas partes: a privada, ao longo da circulação; e a pública, da entrada até o terraço.

Planta

Os materiais utilizados são da região: paredes sólidas de pedra e madeira. A área privada abriga três quartos pequenos, a parte pública abriga a cozinha, a área de serviços, a sala e o terraço. Os tetos são altos e estruturados com vigas de madeira.

© Marcos García

O contrato exigia uma casa de montanha com características comuns, respeito pelo entorno e um programa específico. No entanto, o mais importante era não parecer com as casas típicas da região, mas ter um caráter contemporâneo, respeitando o exterior, que deveria ser o verdadeiro protagonista.

© Marcos García

A casa se abre quase totalmente para o exterior, opostamente às casas vizinhas que se fecham em seus interiores sob o álibi do clima frio. Os acabamentos da casa foram cuidadosamente tratados, pois se pretendia ter todas as comodidades de uma casa da cidade como um bom piso, boa carpintaria, bons banheiros, enfim, o resultado é uma obra impecável onde nada existe por casualidade.

© Marcos García

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Elías Rizo Arquitectos
  • Ano: 2008
  • Área construída: 200 m²
  • Endereço: Tapalpa Jalisco México
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Pedra
  • Estrutura: Madeira e Pedra
  • Localização: Tapalpa, Jalisco, México
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe de Projeto: Elías Rizo Suárez, Alejandro Rizo Suárez
  2. Colaboradores: Pablo Alexanderson, Rossana Valdivia, Jorge Verdín, Carlos Miramontes, Alma Osnaya, Jenny Camarena, Roberto Contreras, Jenny Mora, Paola Hernández, Rigo González y Gabriela Chávez

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Casa Ro Tapalpa / Elías Rizo Arquitectos" 08 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79407/casa-ro-tapalpa-elias-rizo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.