Foster + Partners projetam novo edifício ícone de Manhattan

Foster + Partners estão para quebrar o modelo do skyline estático da Park Avenue de Nova Iorque, pois foram anunciados como vencedores da competição para substituir a antiga torre do número 425 da Park Avenue por uma nova e sustentável torre de escritórios de nível mundial.

Lord Foster disse: “Eu tenho uma conexão pessoal com Nova Iorque, que tem sido a fonte de inspiração desde minha época em Yale, quando as novas torres da Park Avenue e suas vizinhanças atraíam todo jovem arquiteto. Ver em primeira mão obras de Mies van der Rohe, Gordon Bunshaft e Philip Johnson era muito animador naquela época – eu estou muito contente em ter essa oportunidade especial de projetar uma torre contemporânea que ficará ao lado das obras desses arquitetos. Nosso objetivo é criar um edifício excepcional, que reflita seu tempo e ao mesmo tempo seja atemporal, além de respeitar seu contexto – uma torre feita para a Cidade e para as pessoas que trabalharão nela, estabelecendo um novo padrão de projeto para escritórios e criando um marco duradouro que esteja de acordo com sua localização.”

Condição existente 425 Park Avenue © John W. Cahill / CTBUH

Renzo Piano, Jean Nouvel, Zaha hadid e Richar Meier são alguns dos onze arquitetos ilustres que a L&L Holding Company e Lehman Brothers Holdings Inc. (LBHI) convidaram a competir para a requalificação da torre que tem 65 anos, contudo, Foster + Partners acabaram vencendo.
A proposta contemporânea responde às necessidades de um espaço para escritórios moderno. Sua estrutura de aço afunilada foi pensada precisamente para a escala e entorno da Avenida, na medida em que se eleva e culmina em três empenas que iluminarão o skyline. A fachada se integra com o interior, gerando três camadas de pisos livres de colunas, criando um espaço amplo, aberto e flexível.

Cada uma das três camadas – baixa, média e alta – é delimitada por um terraço com jardins que proporciona comodidade para os inquilinos e oferece vistas panorâmicas para Manhattan e para o Central Park. Ao nível da rua, o projeto conceitual para o número 425 da Park Avenue é pensado tanto para a Cidade quanto para as pessoas que trabalharão no edifício. Ali existe o potencial para uma ampla praça cívica com mercado para obras de arte.
O design conceitual servirá como estrutura para um processo colaborativo de dois anos com a equipe de projeto da L&L Holding para criar um projeto arquitetônico e construtivo conciso para a torre do 425 da Park Avenue. A L&L Holding antecipou o início da construção para 2015, para que a torre esteja completa no fim de 2017.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Foster + Partners projetam novo edifício ícone de Manhattan" 23 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-77166/foster-mais-partners-projetam-novo-edificio-icone-de-manhattan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.