Jardim Rupestre / Elcy Luna, Haiko Cirne, Marcelo Duarte, Marcos Franchini e Vorko Design

O cerrado é um dos biomas que melhor transmite a identidade nacional tendo em vista sua presença em grande parte do território brasileiro. A sua fauna e flora é discutida em obras-primas da literatura, arte e música brasileira pois revela um dos aspectos principais da cultura popular: a simplicidade. É nesse contexto que está inserido nosso projeto, o cerrado, os campos rupestres e suas respectivas espécies.

Jardim Rupestre from vorko on Vimeo.

As espécies cultivadas pelo projeto Flores das Geraes são raras e vulneráveis uma vez que estão em lugares onde a presença de atividades pastoris, mineradoras e plantações de eucalipto são intensas. A ideia é de levar o cultivo onde antes havia o extrativismo.

Cortesia de Marcos Franchini

O projeto é estadual e busca, através do apoio do SEBRAE-MG, desenvolver comunidades do interior de Minas Gerais.Estivemos nas comunidades de Raiz e André Quicé (próximas à Diamantina). São comunidades tradicionais e predominantemente formadas por mulheres.

O Jardim Rupestre insere as plantas cultivadas nesses viveiros e trazem ao cenário urbano um paisagismo fora do usual se compararmos com os recorrentes paisagismos com espécies exóticas. O uso da canga de minério junto do paisagismo rupestre cria valor a elementos que já estão presentes nas nossas paisagens e que são suprimidos pelas atividades extrativistas. Esse esforço é algo que já foi, inclusive, indicado pelo paisagista Roberto Burle Marx ao desenvolver os jardins do Complexo da Pampulha: valorizar plantas típicas do cerrado mineiro e dar um novo uso aos resíduos de mineração.

Cortesia de Marcos Franchini

Os decks são executados com tacos de madeira jatobá vindos de uma antiga quadra de esportes prontos para o uso externo, o que comprova uma abordagem sustentável aliado à forração com a canga de minério. A reutilização de elementos que são resíduos ou tratados como menos nobre é uma estratégia projetual/conceitual que vai ao encontro com o projeto apoiado pelo SEBRAE-MG.

Isométrica

O painél desenvolvido pela Vorko Design retrata o contexto do cerrado ao passo que é composto por nomes comuns da fauna e flora encontrados no bioma. Os vasos em aço corten foram fornecidos pelo Fabrício Carvalho, e são produzidos com metais provenientes do estado de Minas Gerais.

Planta Baixa

Ficha técnica:

Equipe:

Paisagismo por Elcy Luna Celani, Haiko Cirne Sinnema, Marcelo Duarte e Marcos Franchini

Informação Complementar:

Painéis por Vorko Design
Colaboração: Sebrae-MG, Vale, Oreades, São Romão Móveis,
Lalampe, Tintas Suvinil, Byled, CSEM e Fabrício Carvalho.

Vídeo
Produção / Projeto gráfico / Pós-Produção por Vorko Design.
Captação / Fotografia por Breno Mayer, Marcos Franchini, Paula
Dante, Pedro Podestá e Vorko Design.
Música Jaburu por Constantina.

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Jardim Rupestre / Elcy Luna, Haiko Cirne, Marcelo Duarte, Marcos Franchini e Vorko Design" 21 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-76864/jardim-rupestre-elcy-luna-haiko-cirne-marcelo-duarte-marcos-franchini-e-vorko-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.