O-14 / Reiser + Umemoto

© Nelson Garrido

O-14 é uma torre comercial de 22 andares que complementa em 28.000 m2 os espaços para escritórios do Dubai, construída sobre um embasamento de dois pavimentos, completa desde Fevereiro de 2007. Localiza-se em uma extensão da cidade, em frente ao mar. Com a adição da torre, a tipologia foi invertida e a estrutura e a pele externa foram transformadas para conferir uma nova economia e tectônica do espaço.

© Nelson Garrido

A camada externa de concreto funciona como um exoesqueleto estrutural que libera o centro da carga de forças laterais e cria uma planta eficiente sem colunas, com espaços abertos no interior. Ao mover a estrutura para o perímetro do edifício, o núcleo central pode ser reduzido para abrigar utilidades e o acesso vertical. Além disso, a configuração típica dos edifícios de pilares e vigas resulta em lajes muito espessas, já que precisam resistir aos esforços até o núcleo. Neste caso as lajes puderam ter menor espessura.

© Nelson Garrido

Os futuros residentes podem organizar as plantas de acordo com as necessidades individuais. O invólucro principal é organizado como uma rede, em que as aberturas são organizadas onde não existam esforços, permitindo assim uma composição eficiente.

Cortes

Esta modulação permite que a estrutura externa confira um efeito interessante à fachada, sem alterar a forma básica estrutural e permitindo uma análise sistemática e construtiva.

© Nelson Garrido

Como resultado, o padrão de desenho é uma combinação de áreas de extensões de capilares, gradientes de articulação vertical, opacidades, efeitos de fachada, áreas de estrutura e outras de turbulência. O projeto gerou uma extraordinária quantidade de interesse midiático internacional, como uma das mais inovadoras torres construídas na região.

© Nelson Garrido

Também aparece em ‘ImpossibleCity”, um documentário de uma hora sobre o recente crescimento de Dubai, produzido pela CBS News e transmitido nos Emirados Árabes.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Reiser + Umemoto
  • Ano: 2010
  • Área construída: 31400 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Reiser + Umemoto
  2. Estrutura: Exoesqueleto Perfurado de Concreto

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "O-14 / Reiser + Umemoto" 16 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-76080/o-14-reiser-mais-umemoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.