Bienal de Veneza 2012: Inhabitable Models / Eric Parry Architects, Haworth Tompkins, Lynch Architects

Inhabitable Models apresenta a obra de três escritórios – Eric Parry Architects, Haworth Tompkins, Lynch Architects – que trabalham o tema “território comum” em compromisso com Londres, tomando-a como uma cidade de fragmentos.

© Nico Saieh

Talvez apenas se comparada às cidades globais, Londres exista como uma série de fragmentos não planejados, independentes e em camadas que, no entanto, se reúnem em um conjunto de questões políticas, legais e econômicas. Em resposta a esta concepção de cidade, cada escritório busca resistir à tentação de produzir uma arquitetura “de nome” em favor de algo contextualmente sensível e rigorosamente ligado ao lugar. De fato, a valorização do fragmentário e do não planejado destes projetos se aplica tanto a Londres anterior como a posterior a essas práticas.

© Nico Saieh

Junto ao compromisso compartilhado pelo trio da cidade de Londres “como encontrada” está a compreensão do espaço público como um território comum entre os fragmentos arquitetônicos. Do convívio lúdico ao protesto político, estes territórios compartilhados não planejados oferecem espaço para os atos da vida cotidiana de Londres. Em uma cidade em que o acontecimento é encenado em ambientes urbanos que existem apesar da falta de desenho dos espaços públicos, tais locais tornam-se elementos fundamentais para a vida da capital. Esta exposição é uma tentativa de engajar diretamente seus visitantes com estas ideias através de representações espaciais de cada obra. A instalação apresenta uma série de fragmentos de três edifícios de larga escala, que representam a obra de Parry na entrada de St. James em Piccadilly, a quadra de Lynch na Victoria Street em Victoria e Haworth Tompkins na Young Vic no South Bank. A instalação mantém a identidade de cada segmento estrutural ao mesmo tempo em que revela uma camada adicional de território comum entre os três projetos: uma tentativa de articular lugar e decoro através da criação de espaços para exposição de arte e vida pública na cidade. Os documentários e uma variedade de conteúdo arquitetônico acompanham as estruturas para ilustrar a obra dos escritórios e agregar clareza à compreensão do visitante sobre a fragmentação, a teatralidade e a vida pública nos ambientes urbanos de Londres.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: Inhabitable Models / Eric Parry Architects, Haworth Tompkins, Lynch Architects" 12 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-75187/bienal-de-veneza-2012-inhabitable-models-eric-parry-architects-haworth-tompkins-lynch-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.