Casa 77 / dIONISO LAB

© Courtesia de dIONISO LAB

A cidade de Póvoa de Varzim é profundamente relacionada ao mar e à pesca. Sua riqueza cultural tornou-se um estímulo interessante para o projeto. Além disso, a casa foi uma oportunidade de revitalizar um dos locais de memória da cidade e participar da gama de cores e materiais que caracterizam a rua.

Plantas

A casa é simples. Organiza-se verticalmente e de maneira hierárquica. As áreas sociais estão nos pisos inferiores e as privadas nos superiores. Para atingir grandes amplitudes visuais e interconexões dinâmicas entre espaços, o interior foi estruturado em meio-níveis. A largura do lote decidiu a escada, que de fato, tornou-se o coração da casa. Uma parede pintada de azul enfatiza a importância e continuidade através dos espaços.

© Courtesia de dIONISO LAB

A fachada oeste é coberta por portadas de alumínio que, além de proteger da insolação direta, abre a casa a um pequeno jardim. No leste a casa expõe sua identidade. A intimidade é garantida por painéis de aço inoxidável, perfurados com “siglas poveiras”.

© Courtesia de dIONISO LAB

Estes símbolos são uma proto-escrita, usada antigamente na região como modo de comunicação e para identificar pertences e peixes. Além disso, são importantes legados familiares, transmitidos através de gerações, evoluindo com novas combinações.

© Courtesia de dIONISO LAB
© Courtesia de dIONISO LAB

A casa, no centro do “Bairro Norte”, difunde algumas das memórias locais e referencia-se com a população, revitalizando um legado, que vem sendo esquecido. Tranquilamente, a casa confessa seu orgulho na cidade…

© Courtesia de dIONISO LAB

Ficha técnica:

  • Arquitetos:dIONISO LAB
  • Ano: 2012
  • Área construída: 232 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Póvoa de Varzim, Portugal
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: dIONISO LAB
  2. Equipe de Projeto: José Cadilhe, Emanuel Fontoura

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Casa 77 / dIONISO LAB" 24 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72114/casa-77-dioniso-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.