Bienal de Veneza 2012: "Reduzir / Reusar / Reciclar" - Pavilhão da Alemanha

 

Lidar com infraestruturas existentes tornou-se uma importante tarefa da arquitetura alemã atual. O maior dos problemas está na conversão de edifícios construídos no pós-guerra, entre os anos 1950 e 1970, que são descritos como inadequados e ineficientes demais para servir como habitações no futuro. Uma completa reavaliação, não somente das estruturas em si, mas também das implicações sociais e históricas de toda energia e recursos não construídos é necessária para qualificar a malha urbana e atingir metas climáticas.

© Nico Saieh

Reduzir / Reusar / Reciclar (Reduce/Reuse/Recycle ) apresenta dezesseis estratégias que demonstram o alto nível de criatividade e potencial arquitetônico inerente a uma abordagem positiva para a arquitetura construída.

© Nico Saieh

Segundo Muck Petzet, Comisário Geral do pavilhão alemão, “A qualidade dos projetos mostrados mostram a inteligência das estratégias e não suas intervenções. Em longo prazo, a capacidade de estudar e se identificar com o inventário existente conta mais do que confrontá-lo com algo novo.”

© Nico Saieh

Arquitetos começam a desempenhar uma função diferente, que é a de interpretar e desenvolver projetos em edifícios existentes, oposto ao princípio icônico e autoral que prevalece na profissão. Uma avaliação de um edifício existente requer uma mudança profunda de atitude, assim como feita ambientalistas nos anos 1970 e 1980, através do respeito ao tratamento do lixo.

© Nico Saieh

Reduzir / Reusar / Reciclar demonstra uma mudança interessante no valor dos resíduos e do reuso de materiais. Os três termos que descrevem a hierarquia do lixo, evidenciam a prioridade de estratégias eficientes para o trato dos materiais. Esta mesma lógica pode ser aplicada na criação de um novo sistema de valores para atender edifícios existentes: com poucas mudanças e utilizando o mínimo de energia, para melhorar o processo.

© Nico Saieh

A exposição apresenta projetos de arquitetos que têm uma visão positiva acerca dos edifícios existentes como inspiração e motivação para um desenvolvimento futuro.

© Nico Saieh

O arquiteto Muck Petzet, coordenador da contribuição alemã para a bienal, é um entusiasta em estratégias de transformação tanto na prática profissional como no ensino. Sua contribuição foi selecionada entre 70 propostas para a competição. Konstantin Grcic é o responsável pelo design da exposição. A visão do contexto arquitetônico rotineiro será mostrada pela fotógrafa e artista holandesa Erica Overmeer. O catálogo, editado por Muck Petzet e Florian Heilmeyer, terá o design de Thomas Mayfried.

© Nico Saieh

O projeto editorial será dirigido por Sally Below, consultora de eventos culturais, que já fez duas contribuições em bienais de Veneza. É patrocinada pelo Ministério Federal de Transporte, Construção e Desenvolvimento (BMVBS)

“Demolições e mudanças podem ser coisas siginificativas ou necessárias, porém há muitas outras alternativas” (Muck Petzet)

© Nico Saieh

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Bienal de Veneza 2012: "Reduzir / Reusar / Reciclar" - Pavilhão da Alemanha" 23 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-71593/bienal-de-veneza-2012-reduzir-reusar-reciclar-pavilhao-da-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.