Bienal de Veneza 2012: Obras Públicas, Arquitetura para Funcionários Públicos / OMA

 

Quarenta anos atrás, a causa pública mostrou uma poderosa fonte de inspiração. Dado o número de arquitetos que escolheram servi-la, pode-se mesmo falar de um senso comum. Na era do ‘starchitect’, a ideia de suspender a busca de um escritório particular em favor de uma ideologia compartilhada parece remota e insustentável”. No contexto da Bienal de Arquitetura da Veneza de 2012, esta exposição pretende fornecer uma pequena contribuição no sentido de encontrar um senso comum, uma vez mais … ” –  Reiner de Graaf, associado do OMA.

AD Interviews: Reinier de Graaf / OMA from ArchDaily on Vimeo.

© Nico Saieh

Em toda a Europa no final dos anos 1960 e início dos anos1970, grandes obras de serviços públicos empregaram arquitetos para projetar uma infinidade de edifícios públicos, em um esforço para servir a causa pública. Reinier de Graaf descreve este “apogeu da arquitetura pública” como “um breve, frágil período de otimismo ingênuo – antes da regra brutal da economia de mercado tornar-se o denominador comum.”

© Nico Saieh

Com curadoria do associado do OMA e Diretor do AMO Reinier de Graaf, juntamente com  a associada do OMA  Laura Baird, Public Works: Architecture by Civil Servants  apresenta 15 obras primas arquitetônicas que foram realizadas por burocratas, em diferentes cidades da Europa, para o bem maior. A exposição revela o estado original e atual de cada projeto através de uma mistura de registros fotográficos.

AD Interviews: Laura Baird / OMA from ArchDaily on Vimeo.

© Nico Saieh

Laura Baird descreve: “Talvez estes edifícios … ainda possam ter uma função muito diferente do que se pretendia, ou quase uma segunda vida … mesmo a estética, o formalismo e a estrutura dos edifícios permanece agradável e moderna 40 anos depois.”

© Nico Saieh

Ironicamente, De Graaf nota, a “ideologia benigna do estado de bem-estar escolheu para ser representado por um estilo arquitetônico conhecido como brutalismo”.

© Nico Saieh

As obras em exposição foram projetadas por arquitetos contratados pelo Greater London Council, o Departamento de Obras Públicas de Amsterdam, o Rijksgebouwendienst holandês, o Senatsbauverwaltung da Berlim Ocidental, e os trabalhos de vários arquitetos na França e Itália como membros de “Conselhos arquitetônicos” especiais, “guiando” o setor público em matéria de arquitetura e urbanismo.

© Nico Saieh

Trabalhos exibidos:

Reino Unido

  • Hayward Gallery, Queen Elizabeth Hall & Purcell Room
  • Pimlico School
  • County Hall Island Block Extension
  • Michael Faraday Memorial

Países Baixos

  • Wibauthuis, Amsterdam
  • Ministerie van Financiën, The Hague

Alemanha

  • Akademie der Künste, Berlin
  • St. Agnes Kirche, Berlin
  • Brücke Museum, Berlin

França

  • Centre Administratif à Pantin
  • Hotel de Prefecture du Val-D’Oise
  • MOZINOR- Montreuil Zone Industrielle Nord
  • L’Ecole d’architecture de Nanterre

Itália

  • Chiesa di San Giovanni Bono, Milan

 

A exposição Public Works do OMA está no Pavilhão central do Giardini até 19 de Novembro de 2012.

 

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Bienal de Veneza 2012: Obras Públicas, Arquitetura para Funcionários Públicos / OMA" 19 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-71432/bienal-de-veneza-2012-obras-publicas-arquitetura-para-funcionarios-publicos-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.