Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos

A proposta deste conjunto habitacional opera em duas escalas diferentes, uma formada pelo conjunto e sua relação urbana e outra mais doméstica, consequência da fragmentação do projeto em quatro peças menores que permitem construir um espaço interno ajardinado que dá acesso a todas as habitações. Esta condição fragmentada permite certa fluidez entre as áreas verdes próximas.

© Ángel Baltanás

Os volumes mais baixos têm cinco pavimentos, de modo que não sombreiam o bloco longitudinal. Este bloco tem a planta do térreo livre, onde há apenas uma habitação com um pequeno jardim. Sobre este, constrói-se mais quatro pavimentos de habitações e um último, onde se encontram três áticos.

© Ángel Baltanás

Em relação ao difícil equilíbrio entre a fragmentação e a compactação, sobretudo em um lugar como Albacete com muitas horas diárias de insolação, sendo frio no inverno e calor no verão, optou-se por primar a capacidade da energia do sol, onde a fragmentação é um fator positivo. Sendo assim, nas fachadas orientadas a sudeste e sudoeste, muito envidraçadas, as lâminas de vidro são protegidas da radiação solar no verão com beirais e elementos de correr, o que enriquece a fachada.

© Ángel Baltanás

Em relação às habitações, o projeto busca a máxima claridade na separação dos ambientes durante o dia, conseguindo assim minimizar as irregularidades produzidas pela estrutura portante e as instalações, além de enriquecer um esquema distributivo muito rígido com pequenos espaços intermediários.

Planta 01
Corte 01

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe: Francisco Burgos & Ginés Garrido / BGAA
  2. Colaboradores: Agustín Martín, María José Arquero, Pierre Banchet, Carlos Carnicer, Myriam López-Rodero, Javier Malo de Molina, Elena de las Moras, Emilio Ontiveros, Pilar Recio, Marta Rogado

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Conjunto Habitacional em Albacete / Burgos & Garrido arquitectos" 13 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70661/conjunto-habitacional-em-albacete-burgos-e-garrido-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.