Projeto de Iluminação: Teatro del Lago / LLD – Limarí Lighting Design

© Guy Wenborne

O “Teatro del lago” de Frutillar é um projeto interessante e altamente complexo, situação decorrente da heterogeneidade do mesmo: a idade do projeto arquitetônico e suas contínuas reformulações (quando começaram os trabalhos, o projeto já tinha 10 anos de desenvolvimento de obra estrutural) fazem dele um lugar rico em esquema e propostas, mas também repleto de múltiplos requisitos.

© Guy Wenborne

Em suma, o Teatro envolve uma multiplicidade de projetos de iluminação e a dificuldade está em fazer desta multiplicidade um todo que apoie de forma sintética a atrativa arquitetura resultante.

© Bernd Haller

O salão principal do teatro, assim como todo o edifício, é feito com materiais nobres e uma pele interior que resultam em uma topologia interessante reforçada pela iluminação da sala. Distintos grupos de luminárias de halogéneo de diversas fotometrias se combinam para enfatizar diferentes características da sala. Além do mais, as poltronas adjacentes à circulação incorporam uma luminária LED que também faz parte das diferentes configurações das cenas.

© Guy Wenborne

“IF INTERNATIONAL FORUM DESIGN Gmbh”, prêmio de origem dinamarquesa que visa dar reconhecimento ao design de excelência, deu à sala principal do Teatro del Lago o prêmio “IF Comunication Design Award 2011” na categoria “Arquitetura de Interiores”.

© Guy Wenborne

A multiplicidade de recintos polivalentes, desde salas de ensaio até de locais de exposição, foi trabalhada a partir de suas necessidades específicas: iluminação fluorescente compacta regulável em conjunto com trilhos trifásicos com luminárias de halogéneo com ajuste de diferentes graduações para o caso das exposições.

© Guy Wenborne

Finalmente outro dos ícones marcantes do projeto é a “nuvem” de acesso ao edifício, um grupo de dezenas de luminárias suspensas recebe os visitantes com cenas diferentes, dependendo da natureza da “noite” necessária, assim tem-se uma nuvem dimerizada para 30% ou algumas das suas luzes acesas durante a noite, a fim de criar uma imagem poderosa visível à distância através das janelas do edifício.

Corte

O sistema de iluminação como um todo é operado a partir de um sistema de controle central que permite acender ou apagar as cenas pré-programadas em todas as áreas, dependendo das tarefas realizadas, o tempo, o trabalho realizado ou de outros requisitos específicos. Este sistema permite gerar uma importante economia de energia através da otimização do uso da luz artificial controlada com luz natural nas áreas de escritório, ou de serviços de detecção de presença em locais de serviço.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:LLD – Limarí Lighting Design
  • Ano: 2010
  • Endereço: Av. Philippi 1.000, Frutillar Región de los Lagos Chile
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Localização: Av. Philippi 1.000, Frutillar, Región de los Lagos, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Iluminação: LLD-Limarí Lighting Design, Pascal Chautard, Sebastián Díaz Rovano
  2. Arquitetos: Amercanda, Bernd Haller, Cristian Valdes, Pablo Cordua, Andres Alvear
  3. Arquitetos projeto original: Gerardo Köster & Gustavo Greene Arquitectos (Obra Gruesa) 1996-2008
  4. Arquitetos projeto definitivo: Amercanda (obras estruturais, instalações, finalizações, supervisão de obra) 2008-2010
  5. Fotografia: Guy Wenborne e Bernd Haller
  1. Anos de construção: 1996-2010
  2. Cliente: Inmobiliaria Frutillar S.A

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Projeto de Iluminação: Teatro del Lago / LLD – Limarí Lighting Design" 10 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69907/projeto-de-iluminacao-teatro-del-lago-lld-limari-lighting-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.