Pavilhão de Esporte / Felipe Brandão e Nuno Sanches

Implantação

Um campus de escola primária já existente requeria um pavilhão de esportes e uma piscina (que seria construída em uma etapa posterior). Ainda que independentes entre si, existia a necessidade de considerar os dois edifícios em uma ocupação de um território comum, e também de minimizar o impacto urbano e paisagístico negativo. Os arquitetos Filipe Brandão e Nuno Sanches trabalharam juntos para criar um projeto inteligente com um teto verde.

© Filipe Brandao

Um dos primeiros objetivos dos arquitetos foi a implantação pré-determinada do novo ginásio no terreno. O grande volume necessário para um ginásio poderia acabar com qualquer acesso direto da escola à paisagem ao seu redor.

© Filipe Brandao

Em resposta a isso, desenharam um volume que integra, com êxito, a caída natural do terreno. Por outro lado, a regeneração dos edifícios ajudou a consolidar o campus, respondendo à necessidade de limpar os setores e espaços públicos.

© Nuno Sanches

O estacionamento público encontra-se devidamente ao lado da rua principal, com acesso direto ao pavilhão. O conceito básico foi simplificar a acessibilidade de uma maneira clara e sem interromper a privacidade da instituição.

© Guilherme Sanches

A distribuição interior do pavilhão é estabelecida mediante um eixo principal – o corredor- que dá acesso a todos os serviços relacionados com as atividades esportivas (vestiários, banheiros, salas de armazenamento e áreas técnicas).

© Frederico Sá

Os materiais mais importantes do edifício são a madeira e o concreto. A escolha da madeira na superfície exterior, além de suas técnicas e qualidades sustentáveis e estéticas, foi também para se conseguir uma lembrança do uso anterior do terreno, uma fazenda.

Além disso, busca-se um efeito de continuidade através do teto verde, para se alcançar um equilíbrio com a vegetação existente do complexo. Este teto, junto ao volume construído, forma um vale quase urbano que minimiza o impacto do volume, fazendo com que o pavilhão tenha uma presença sutil no conjunto.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Filipe Brandão e Nuno Sanches
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Braga, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Filipe Brandão e Nuno Sanches
  2. Colaborador: Tiago Dias Ramos
  3. Engenheiro: Civarq, Carmo Estruturas, Francisco Godinho, Max Ferraro
  4. Fotografías: Filipe Brandão, Nuno Sanches, Nuno Morão, Guilherme Sanches e Frederico Sá

 

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Pavilhão de Esporte / Felipe Brandão e Nuno Sanches" 03 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-68330/pavilhao-de-esporte-felipe-brandao-e-nuno-sanches> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.