Restaurante Gero - Barra da Tijuca / Isay Weinfeld

 

O Restaurante Gero localizado no bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, está situado em um lote de esquina, encostado a um pequeno prédio vizinho. Os 830 m² de construção térrea ocupam praticamente todo terreno, liberando uma área pavimentada ao redor que acompanha a curva da esquina como uma extensão das calçadas.

© Leonardo Finotti

O projeto foi desenvolvido a partir da definição de três zonas funcionais bem distintas e claramente identificadas no edifício.  A primeira delas, contida em uma caixa de tijolos aparentes, abriga em sequência longitudinal: hall de recepção, sala de espera, adega, bar e sanitários. Esta caixa de tijolos define a fachada cega do edifício que recebe, na extremidade da esquina, um nicho de aço corten com a porta principal em vidro temperado com película leitosa.

Planta

A segundo zona funcional – com superfície maior do que a do salão principal – corresponde às cozinhas e às áreas de técnicas de apoio ao preparo e estocagem de alimentos, bem como aos vestiários e sanitários para funcionários e à área administrativa. Uma das decisões de projeto que evidencia e ressalta a importância  das atividades ligadas à elaboração dos alimentos, é a exposição em vitrine  da cozinha destinada à preparação das massas, logo à entrada.

© Leonardo Finotti

As zonas de trabalho e apoio do restaurante dividem com o salão uma grande área definida por cobertura inclinada a partir da laje do bloco frontal de tijolos onde está apoiada.

© Leonardo Finotti

Uma abertura em shed , no ponto de encontro das duas coberturas,  contribui para a iluminação interna e cria uma faixa de vidro leitoso, iluminada, que coroa a fachada principal.

© Leonardo Finotti

O salão se abre, a partir do bar, em direção ao terraço coberto por pérgula e ao pequeno jardim gramado e confinado entre muros. Nos espaços amplos oferecidos aos clientes predominam os tons castanhos da madeira do forro, dos móveis e da parede de tijolos aparentes, em contraste com os tons claros do piso, das paredes e dos revestimentos.

© Leonardo Finotti

A  iluminação natural  indireta que banha o ambiente a partir das aberturas do  shed e da varanda,  aumentam a sensação de conforto térmico e acolhimento, particularmente importante para um  restaurante  situado numa   cidade à beira mar  com  clima quente e úmido.

© Leonardo Finotti

 

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Isay Weinfeld
  • Ano: 2011
  • Área construída: 830 m²
  • Área do terreno: 1480 m²
  • Endereço: Barra da Tijuca Rio de Janeiro Brasil
  • Tipo de projeto: Bares e Restaurantes
  • Status:Construído
  • Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura:
  2. Autor: Isay Weinfeld
  3. Coordenador: Elena Scarabotolo
  4. Colaboradores: domingos Pascali, Marcelo Alvarenga
  5. Equipe: Fausto Natsui, Tomás Gioia Brunoro

Informação Complementar:

  1. Construção e Engenharia:
  2. Construtora: Laer Engenharia Ltda.
  3. Projeto Estrutural: Benedictis Engenharia
  4. Projeto Elétrico,Hidráulico e Ar Condicionado: Grau Engenharia
  5. Instalações da Cozinha: Estillo Arquitetura
  6. Projeto de Som: High Control
  7. Paisagismo: Esther Bonder
  1. Fornecedores:
  2. Ar-Condicionado: Ambientair Ar Condicionado Ltda
  3. Instalações De Cozinha: Mf Cozinhas
  4. Iluminação: Cia De Iluminação
  5. Marcenaria: Ferluc Marcenaria
  6. Mármores e Granitos: Rio Pallas
  7. Esquadrias de Alumínio: Lumisystem
  8. Aço Corten: Metalúrgica Rv
  9. Vidros: Penha Vidros
  10. Estrutura Metálica: Metalfenas
  11. Impermeabilização: Imm Impermeavilização
  12. Gesso: Jlb Gesso
  13. Portas de Enrolar: Serga Portas Automáticas
  14. Piso (Cimentado): Orbita Engenharia
  15. Fulget: Pisos Especiais

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Restaurante Gero - Barra da Tijuca / Isay Weinfeld" 20 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65720/restaurante-gero-barra-da-tijuca-isay-weinfeld> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.