Em construção: MUSE Museu da Ciência / Renzo Piano

© Colombo Costruzioni – Alessandro Gadutti

O desenvolvimento do projeto para os terrenos da antiga fábrica da Michelin se localiza em 11 hectáres de áreas industriais abandonadas próximas ao rio Adige. O local é limitado ao norte pelo Pallazo dele Albere, ao Sul pela estrada de Monte Baldo e ao leste por uma linha de trem.

© RPBW – Cristiano Zaccaria

O primeiro objetivo da intervenção é restabelecer a relação com seu entorno através do aumento de sua densidade e da estratificação da área próxima ao centro da cidade. Desta forma, o plano possuirá um caráter de uso misto dedicado a habitação, áreas de lazer, comércio, serviços, espaços culturais e um grande parque de 5 hectares que se voltará para o rio.

© RPBW – Stefano Goldberg

O projeto possui ainda instituições públicas que são o Museu de Ciências e o Centro de Congressos situados ao norte e ao sul da área. Estes edifícios funcionam como os grandes núcleos para todo o complexo.

© Cortesia de RPBW

Voltado para o Pallazo dele Albere, o Museu de Ciências é composto de uma série de volumes e vazios que parecem flutuar sobre uma extensão de água, aumentando assim os efeitos de luz e sombra. Grandes coberturas de vidro e de zinco se adaptam às geometrias dos edifícios, tornando-as as características principais do projeto.

© RPBW – Stefano Goldberg

O Centro de Congressos é um complexo de 5 salas diferentes, cada uma delas com características e usos específicos

Todo o projeto é eficiente em termos de consumo e gasto energéticos graças à atenção especial dada à escolha dos materiais e ao desenho arquitetônico. Devido à aplicação de painéis fotovoltaicos e ao projeto de trigeração energética, o Museu e o Centro de Congressos possuirão os recursos necessários para receberem a mais alta classificação LEED.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
  2. Arquiteto: Renzo Piano
  3. Fotografias: Cortesia de RPBW, RPBW – Stefano Goldberg, RPBW – Paolo Pelanda, Colombo Costruzioni – Alessandro Gadutti, RPBW – Cristiano Zaccaria
  1. Cliente: Castello Sgr S.p.A + Museo Tridentino di Scienze Naturali

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Em construção: MUSE Museu da Ciência / Renzo Piano" 17 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65504/em-construcao-muse-museu-da-ciencia-renzo-piano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.