Basketball Arena de Londres 2012 / Wilkinson Eyre Architects

Basketball Arena de Londres 2012 / Wilkinson Eyre Architects

A Basketball Arena de Wilkinson Eyre Architects é uma das maiores estruturas temporárias já erguidas para Olimpíadas e Paraolimpíadas, e é a terceira maior construção do Olympic Park. Localizado em um terreno mais alto no extremo norte do parque, e claramente visível de vários pontos de vistas, a Arena dispõe de 12 mil assentos para as eliminatórias de basquete e as finas do handebol, assim como 10 mil lugares para as competições do basquete e do rugby paraolímpicos. Apesar de um orçamento apertado, a Arena está definida como um dos edifícios mais emblemáticos dos Jogos 2012.

© Edmund Sumner

O pedido foi por uma estrutura que fosse simples e rápida construção, e que também contemplasse um local de classe mundial para alguns dos mais populares eventos olímpicos. Paralelamente a esses fatores, a sustentabilidade foi um fator chave no projeto do edifício: o ginásio foi construído com robustos componentes individuais que podem ser facilmente desmontados e subdivididos para uma possível reutilização, com mais de dois terços dos materiais e componentes, utilizados no projeto, identificados para a reciclagem ou reuso.

© Edmund Sumner

Wilkinson Eyre usou uma linguagem arquitetônica que permanece distinta dos espaços permanentes circundantes, celebrando o melhor da engenharia britânica e da natureza temporária da estrutura através de inovadoras e econômicas soluções estruturais e de revestimento. Leve, os componentes construtivos simples são usados no lugar da estrutura de concreto normalmente encontrada em estádios e arenas, permitindo que a malha estrutural de aço e os painéis de revestimento da Basketball Arena fosse construída em apenas seis semanas.

© Edmund Sumner

O volume retangular de 30m de altura (o equivalente a um edifício de sete andares) é constituído com um pórtico de aço revestido por 20 mil metros quadrados de painéis leves de PVC reciclado. Esse revestimento translúcido cobre a superfície entre mínimos módulos de aço que esticam o tecido cirando um padrão tridimensional elegante e ondulado nas fachadas.

© Edmund Sumner

O tecido da cobertura inclui uma camada de blackout que elimina a luz do dia durante as partidas e mantém a iluminação artificial totalmente controlável. As paredes externas são translúcidas, permitindo que a luz solar seja filtrada, e que pela noite, a luz interna seja visível.

© Edmund Sumner

A variação da tonalidade das superfícies usadas em toda a estrutura compõem o exterior do edifício é ajudada pelo jogo de luzes do dia e da luz artificial. Wilkinson Eyre trabalhou com a United Visual Artists, especialistas em instalações de iluminação, para criar efeitos de alteração de cor da luz para os jogos noturnos. O resultado é uma iluminação dinâmica que, durante a noite, transforma a superfície branca em uma ampla e variada gama de cores saturadas e fortes silhuetas na subestrutura, criando a maior instalação de iluminação do Olympic Park.

© Edmund Sumner

Unidades de locação que servem como áreas de apoio e estão localizadas fora do volume da arena, que também compartilham as instalações da LOCOG com o Velódromo e a BMX Track. Estas incluem quadras de aquecimento, áreas de restaurantes, segurança, gestão de resíduos e a sala de mídia.

© Edmund Sumner

Wilkinson Eyre trabalhou com Sinclair Knight Mertz (gerenciamento de projetos, consultoria estrutural) e consultoria esportiva com  KSS no projeto.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Wilkinson Eyre Architects
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1150000 m²
  • Endereço: Olympic Park North (Stop M), London Borough of Hackney, Londres E9 Londres Reino Unido
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Olympic Park North (Stop M), London Borough of Hackney, Londres E9, Londres, Reino Unido
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Wilkinson Eyre Architects
  2. Equipe de projeto: SKM , Wilkinson Eyre Architects e KSS

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Basketball Arena de Londres 2012 / Wilkinson Eyre Architects " 07 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-63476/basketball-arena-de-londres-2012-wilkinson-eyre-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.