Estádios da Copa 2014: Arena Pernambuco / Fernandes Arquitetos Associados

 

Localizada em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, a Arena Pernambuco terá capacidade para 46 mil pessoas sentadas e abrigará jogos da fase de grupos e das oitavas de final da Copa do Mundo de 2014.

Implantação

Parte do entorno da arena é formado pela mata nativa da região, pelo Rio Capibaribe, por cursos d´água e áreas de preservação ambiental, que conferem um caráter especial ao empreendimento. Além disso, a localização junto à rodovia BR-408 e a uma futura avenida estrutural de ligação aos bairros vizinhos e ao centro do Recife torna o local estratégico, pois permitirá um rápido e eficiente acesso para o público.

Imagem externa – © Fernandes Arquitetos Associados

A principal particularidade do projeto e que o torna único dentre os demais projetos das outras cidades sede para a Copa do Mundo FIFA 2014 é o fato de não estar inserido dentro de uma malha urbana consolidada. O desafio do projeto é criar uma edificação que esteja totalmente integrada ao meio ambiente natural e que num segundo momento consiga estabelecer uma relação de unidade com o futuro desenvolvimento urbano previsto para a região. Nesse sentido a edificação possui uma característica topográfica, em forma de elevação, sempre mais baixa que os morros existentes do entorno. O objetivo é passar a sensação de surgimento, como algo que brota naturalmente do solo e não de algo totalmente artificial e edificado. Ao contrário das fachadas verticais a geometria ascendente do fechamento externo permite uma nova relação com as pessoas e futuras edificações, diminuindo o impacto monumental normalmente causado por edificações deste porte.

Imagem exterior – © Fernandes Arquitetos Associados

O projeto da arena foi concebido com o objetivo de criar o máximo de conforto e segurança para os usuários, e uma ambiência diferenciada em todas as suas áreas, criando uma experiência única para torcedores e jogadores.

Campo – © Fernandes Arquitetos Associados

Outra vertente do projeto é a preocupação com a sustentabilidade, sendo previstas, entre outras soluções, o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, sistema de reuso de água e utilização de dispositivos economizadores de água.

Foyer – © Fernandes Arquitetos Associados

A Arena Pernambuco será multiuso, pois poderá abrigar eventos de diversas naturezas, como shows, festivais, conferências e feiras, além de eventos esportivos. Sendo assim, a arena será um grande polo atrativo e de suma importância para o crescimento econômico da região.

Camarotes – © Fernandes Arquitetos Associados

Futuramente, a arena estará ligada à Cidade da Copa, que será um novo centro urbano com áreas residenciais, comerciais, educacionais e de entretenimento, que contribuirão para o desenvolvimento e expansão da região metropolitana do Recife.

Átrio – © Fernandes Arquitetos Associados

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Fernandes Arquitetos Associados
  • Ano: 2013
  • Endereço: São Lourenço da Mata Recife Brasil
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Em Construção
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: São Lourenço da Mata, Recife, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Fernandes Arquitetos Associados
  1. Previsão entrega obra: 2013
  2. Maquetes Eletrônicas: Fernandes Arquitetos Associados

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Estádios da Copa 2014: Arena Pernambuco / Fernandes Arquitetos Associados" 03 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62450/estadios-da-copa-2014-arena-pernambuco-fernandes-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.