Vestiários e pistas esportivas / GANA Arquitectura

O projeto do edifício de vestiários construídos em um parque, em Vélez-Málaga,  nasce com a ideia de gerar, tornar visível e aproveitar espaços intersticiais que, muitas vezes, são escondidos pela arquitetura.

© Jesús Granada

Apropriação do lugar. Trabalho no vazio.

Desde a gestação da primeira ideia trabalhou-se o entendimento do projeto e o entorno como um todo indivisível. Dessa forma, as árvores existentes, as vistas, as texturas naturais, os caminhos, o sol, passam a ser parte do programa arquitetônico, gerando pontos de partida comuns.

© Jesús Granada

De fora para dentro. Conviver em harmonia.

Propõe-se uma ação externa pouco agressiva com seu entorno, com uma imagem e uma volumetria exterior neutra e comedida, branca, sem vazios, que não rivaliza com o lugar em nenhum momento. Do mesmo modo, as pistas esportivas tendem a diluir-se com a vegetação, com fechamentos completamente translúcidos e peles metálicas que minimizam seu impacto.

De dentro para fora.

O parque respira, te inunda, te envolve… graças a pele criada, o interior apropria-se por completo do parque, de modo que os espaços residuais do mesmo ganham um protagonismo, criando zonas abertas, cobertas, semi cobertas, semi abertas, descobertas…nas quais se vive o entorno. Dessa forma, a zona intersticial se enche do colorido da vegetação, fugindo da neutralidade do exterior.

© Jesús Granada

Edifício e natureza.

O projeto é um exemplo do dialogo espacial. Uma solução que se dilui e se espalha nos espaços intersticiais, transpassando os corpos e os conectando-os. Que permite que cada um estabeleça os limites, as entidades, o problema, e a reposta.

Planta / Fachadas

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:GANA Arquitectura
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1897 m²
  • Endereço: Parque María Zambrano Vélez-Málaga Espanha
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Parque María Zambrano, Vélez-Málaga, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Cliente: Prefeitura de Vélez-Málaga

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Vestiários e pistas esportivas / GANA Arquitectura" 27 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-61539/vestiarios-e-pistas-esportivas-gana-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.