Nova Feira de Milão / Studio Fuksas

Em um esforço para atrair convenções e exibições de escala mundial, a cidade de Milão embarcou em um ambicioso plano para a construção de um complexo de 700 milhões de dólares.  Massimiliano Fuksas foi o encarregado de dar vida a esse novo projeto que abrigará salas de exposição, auditórios, salas de conferências, restaurantes e cafés, salas de reuniões, e espaços de escritório para a administração da Fiera. O que emergiria no que antes era um terreno abandonado seria um espaço de convenção que se estende por uma área de 2.1 milhões de metros quadrados.

© Studio Fuksas

Massimiliano  inspirou-se nos elementos intrínsecos na paisagem circundante. O conceito foi ainda mais refinado através de numerosas interações dentro do campo digital, o qual tem um importante papel na manutenção da continuidade do modelo escultural original – e ainda na eventual construção da fluída cobertura que envolve todo o projeto.

© Studio Fuksas

O escritório trabalha com a expansividade das oito estruturas separadas ao orientá-las para a coluna central coberta com vidro que funciona como uma rua central. A fim de demarcar as várias funções dos edifícios, as salas de exposições têm fachadas laranja voltadas para a cobertura, os restaurantes e cafés têm suas fachadas alinhadas ao corredor ao ar livre, dando uma característica curvilínea, as salas de reuniões recebem um revestimento de aço inoxidável e estão na altura da passarela, e os espaços de escritório estão em caixas de vidro que se alinham à passarela.

© Studio Fuksas

Enquanto a cobertura é independente, ela flutua sobre partes do telhado dos edifícios adjacentes e desce dramaticamente ao solo na forma de um vórtice parabólico, desafiando o arquétipo tradicional do conceito de cobertura. Com um comprimento de aproximadamente 1.300 metros, as porções planas utilizam panos de vidro, enquanto que as seções curvas utilizam painéis triangulares para alcançar eficientemente a forma livre do desenho. A estrutura consiste em pilares árvores de forma circular HSS (com dois ramos internos que acomodam a drenagem do telhado) que foram pré-fabricados fora do local.

© Studio Fuksas

Talvez um dos pontos mais dramáticos dentro do complexo encontra-se dentro do Service Center, que abriga o hall de entrada. O espetáculo visual cumprimenta o pedestre através da caída da cobertura que toca o chão e que imediatamente eleva-se 36 metros, em uma montanha cônica – referencia ao logo.

© Studio Fuksas

Construído em 27 meses, o Milan trade Fair é uma prova que os italianos podem receber eventos culturas de classe mundial. Embora supreendentemente épico em escala, o complexo tenta incutir a intimidade da tradicional construção italiana através do corredor central – que combina os passeios dos pedestres em uma escala facilmente  compreensível.

© Studio Fuksas

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Studio Fuksas
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: projetos do mismo tipo">Uso Misto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Aço e Aço
  • Localização: Milão, Itália
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Studio Fuksas - Massimiliano Fuksas

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Nova Feira de Milão / Studio Fuksas" 26 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-60828/nova-feira-de-milao-studio-fuksas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.