Habitações de Proteção Oficial em Begues / Jordi Farrando

© Adrià Goula

O local onde o projeto é implantado se encontra atravessado entre um bloco de casas geminadas e um número de residências unifamiliares. Os primeiros constituem completamente uma peça urbana que obstrui o território onde está implantada; os segundos, de menor tamanho, respiram dentro de lotes com vegetação abundante. As habitações a serem construídas tinham que fazer a transição entre ambas as tipologias aproveitando as condições do local.

© Adrià Goula

Este é um terreno levemente inclinado, desde a rua até o interior, orientado em seu sentido mais longo, para o sudoeste, onde não só existem as melhores condições de aquecimento como também as vistas mais distantes até a serra costeira. Se faz necessário implantar um edifício que possa estender-se neste sentido longitudinal mas que permita também que as habitações fiquem orientadas ao meio dia e não diretamente de frente para os edifícios vizinhos.

© Adrià Goula

Dados os condicionantes de superfície edificáveis e a altura reguladora resulta quase imediata a solução de seis habitações por andar, no térreo e dois andares. Estes se agrupam em dois núcleos de escadas que dão acesso a três habitações por patamar. Tem um elevador em cada núcleo de comunicação. Todos os espaços comuns permitem, também, o fácil deslocamento para deficientes físicos.

© Adrià Goula

As casas seguem um modelo praticamente único. Possuem o formato em L e permitem a ventilação direta ao exterior de todas as partes. Funcionam entre si de modo que todas as salas de estar possam orientar-se bem e tenham aberturas tanto a sudeste como a sudoeste, com o objetivo de garantir que até o solstício de inverno estas receberão a insolação necessária. Em razão de poder regulamentar este aquecimento, estão dispostas a sudoeste umas persianas metálicas em folha que permitem graduar a incidência solar. A sudeste estão dispostos beirais que permitem evitar o sol de verão e facilitando seu caminho no inverno. Na confluência de ambas as orientações os beirais se complementam com persianas que evitem a insolação no ponto mais desfavorável.

Planta

Destes requerimentos básicos para o conforto dos usuários saem as principais características do edifício: um bloco em ziguezague disposto no sentido longitudinal do terreno abrindo as vistas no sentido da sua extremidade inferior.

© Adrià Goula

Garante-se assim, também, a privacidade das habitações. Este bloco fragmentado evita se impor às habitações unifamiliares vizinhas como aconteceria se se tratasse de um bloco geometricamente compacto.

© Adrià Goula

No interior das habitações a cozinha se coloca aberta à sala de jantar e se entende como um espaço dimensionado para que nela seja possível também lavar a roupa, de modo que os espaços de uso habituais durante o horário diurno estejam comunicados. Para cumprir os requisitos para o acesso, os corredores são articulados de modo que, para além da sala de estar, localizada em um de seus extremos, haja sempre outro espaço, o corredor de entrada, permitindo o giro de uma cadeira de rodas.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Jordi Farrando
  • Ano: 2007
  • Área construída: 2026,56 m²
  • Endereço: Calle Santpere, 10, Begues Espanha
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Calle Santpere, 10,, Begues, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: Jordi Farrando
  2. Colaboradores: Modest Mor i París, aparejador, Gerardo Rodríguez, ingeniero c.c.p., Joan González Gou, ingeniero industrial, Vicenç Rigol y Esteve Cañas, aparejadores
  3. Construtor: Construccions Solius

 

  1. Promotor: INCASOL
  2. Orçamento: 1.817.709,92 € (PEC)

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Habitações de Proteção Oficial em Begues / Jordi Farrando" 23 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-60648/habitacoes-de-protecao-oficial-em-begues-jordi-farrando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.