Arte e Arquitetura: Obras em diálogo / Flavia Mielnik

Flavia Mielnik (São Paulo, 1982),é Licenciada em Educação Artística pela Universidade Armando Alvares Penteado de São Paulo e Pós graduada em Arte Investigação e Criação pela Universidade Complutense de Madri.

Cortesia Flavia Mielnik

Ao longo de sua trajetória artística, determinadas mudanças de cidades e residências ativaram em sua obra, importantes inquietudes em relação  a transformação do meio urbano,o desvanecimento das pequenas historias do cotidiano e a memória das cidades, acentuando sua atração por lugares efêmeros, como as ruínas urbanas, paisagens presente em grande parte de sua obra.

Cortesia Flavia Mielnik

Nas paredes de uma casa demolida–‐que permanecem a espera de uma futura construção–‐ Flavia encontra a possibilidade de entrar em contato com resíduos de historias sobreviventes e através do desenho, busca formas de aproximar o espaço arquitetônico com o espaço da memória, reconstruindo atmosferas hipotéticas de ambientes vividos –‐experimentado pelos humanos–‐ sempre habitantes de algum lugar.

Cortesia Flavia Mielnik

Em sua Pós Graduação em Madri, aprofundou sua investigação por lugares e situações que dialogam com a instabilidade das estruturas físicas e sociais do meio urbano, realizando um trabalho teórico/prático intitulado Obras em diálogo: Uma puesta em escena Del espacio habitable, su transformación y ruina.

Cortesia Flavia Mielnik

Nele, levantou um estudo sobre três bairros que influem diretamente no seu processo de criação: seu bairro de infância, Vila Nova Conceição –‐onde acompanhou um importante processo de substituição de casas por edifícios de luxo–‐, o bairro da Luz na região central de São Paulo,—com enfoque no terreno onde foram demolidas inúmeras vivendas para a edificação do Teatro da Dança–‐, e o bairro Poblenou, localizado em Barcelona –lugar onde viveu três anos, caracterizado pela enorme quantidade de solares e fabricas em estado de demolição.

Cortesia Flavia Mielnik

Atualmente vive em São Paulo e aproveita seu reencontro com a cidade para voltar a descobrir lugares e metodologias de trabalho, agregando a seu trabalho novas linguagens como o vídeo e a instalação.

Cortesia Flavia Mielnik

Desde 2005 Flavia participou de diversas exposições coletivas tanto em São Paulo como na Espanha, destacando a VI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo,(2005),a exposição Tripé Urbano no Sesc Pompéia (2006), De La oscuridad viene  la Luz no Centro Cultural Galileo de Madrid (2012) e sua primeira individual Historias, sombras y casas no Microteatro Por Dinero também em Madri (2011).

Cortesia Flavia Mielnik

Em 2008,ganhou o prêmio Injuve de Arte Joven,exposto no Círculo de Bellas Artes de Madrid, em distintos Centros Culturais da Espanha e da América Latina.

Cortesia Flavia Mielnik
Cortesia Flavia Mielnik
Cortesia Flavia Mielnik

Mais informações em:

Blog da artista: http://flaviamielnik.blogspot.com.br/

Entrevista na Revista Lecturas por Paloma Villalobos

Trabalho Obras en diálogo: Una puesta en escena del espacio habitable, su Transformación y ruina disponível aqui.

 

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Arte e Arquitetura: Obras em diálogo / Flavia Mielnik" 15 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-59450/arte-e-arquitetura-obras-em-dialogo-flavia-mielnik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.