Casa II em Aroeira / ARX Portugal

© Telmo Miller

Este é o segundo projeto para a urbanização do campo de golfe de Aroeira, um gramada, zonas de areia e lagos, e neste caso, uma zona de pinheiros. O terreno é estreito e comprido, ligeiramente triangular e com uma inclinação suave. Também é densamente ocupado por grandes pinheiros, que terminam abruptamente no norte das imediações do campo.

Fachada

A casa consta de três corpos contínuos, articulados por dois pátios. O primeiro corpo, térreo, é longitudinal à entrada e usada como garagem e zona de trabalho. O segundo é transversal e abriga a vida comum da casa, a cozinha e as salas de estar, que se sobrepõem em dois níveis, abrindo-se à paisagem. O último é mais longitudinal e um corpo de um piso só, suspenso, e compreende a zona de dormitórios.

Planta pavimento térreo

Os dois pátios são  de piso cerâmico branco, o primeiro destinado a um uso de serviço e o segundo, com pé direito duplo, complementa o ambiente da sala com um espelho d’água ajardinado.

© Telmo Miller

O projeto da casa é centrado especialmente na relação que estabelece com a topografia e a paisagem.

© Telmo Miller

Assumiu-se uma forma de espiral, deslizando-se pela inclinação do terreno, e que se inclina de um limite longitudinal a outro, e assim, assegurando privacidade quando seja necessário e permitindo o desfrute da paisagem quando se queira.

Conceito

Ao mesmo tempo em que a curva natural do terreno desce, o teto sobe, e a casa passa de uma base pesada a um rodapé na terra até um volume flutuante, suportado por delicados pilares de metal e desenhando um caminho através do jardim até a piscina.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ARX Portugal
  • Ano: 2003
  • Área construída: 640 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Caparica, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: ARX PORTUGAL - José Mateus y Nuno Mateus
  2. Equipe: Paulo Rocha, Stefano Riva, Andreia Tomé, Marco Roque Antunes, Pedro Sousa, Tânia Pedro
  3. Estrutura: SAFRE, Projectos e Estudos de Engenharia Lda.

 

  1. Ano Construção: 2004- 2007

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa II em Aroeira / ARX Portugal" 09 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-58489/casa-ii-em-aroeira-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.