Apartamento em Katayama / Matsunami Mitsutomo

Como o apartamento possui uma “organização dos ambientes que segue o padrão das janelas”, a parte que antes era inevitável, agora se tornou uma importante característica de projeto. Aceitando o desafio de um pequeno apartamento que segue estas condições, embora lidando com um orçamento restrito, o edifício Katayama surgiu.

© Matsunami Mitsutomo

O edifício Kataymana é um pequeno bloco de apartamentos construído em um terreno de 110m² que consiste em 7 pavimentos, 2 apartamentos por andar e um total de 10 unidades habitacionais.

© Matsunami Mitsutomo

Na face norte estão localizados o elevador, a caixa de escadas e a circulação que é um plano reto. Porém, em parte, há um desenho na fachada que incorpora dois pavimentos como blocos empilhados.

© Matsunami Mitsutomo

A disposição fica aparente a partir da fachada sul. A estrutura seccional é refletida como se estivesse no contorno da fachada. Em outras palavras, o modo de vida dentro do apartamento desenhou a fachada, revelando a intenção de deixar a vitalidade da vida se espalhar pela paisagem das séries homogêneas de casas em Katayama.

© Matsunami Mitsutomo

Para o acabamento externo, as cores branca e preta foram escolhidas a fim de demonstrar a forte presença de uma caixa simples em contraposição aos edifícios do entorno em tons de bege, cinza ou tijolo.

© Matsunami Mitsutomo

Com o intuito de realizar o desenho desta fachada, restrições devidas aos planos de evacuação tiveram que ser superadas. Diversos padrões que se imporiam sobre as varandas para as saídas de emergência foram considerados e resultaram neste desenho.

Fachada

A variação do desenho em cruz foi assumida como uma estratégia do proprietário de negócios do “Como o valor adicional pode ser alcançado”.

Planta

Já que as restrições de altura permitiram, um alto pé-direito foi integrado, reunindo três diferentes tipos de planta e acabamentos, uma combinação de 10 padrões foi desenhada. Isso quer dizer, um espaço que proporciona tanto diversidade como eficiência econômica. São estes elementos que fazem a característica fachada e que mantém todos os apartamentos ocupados.

© Matsunami Mitsutomo

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Matsunami Mitsutomo
  • Ano: 2010
  • Área do terreno: 110 m²
  • Endereço: Katayama-cho, Suita-chi Osaka Japão
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetura: Matsunami Mitsutomo
  1. Área: 110.55m²
  2. Área de construção: 69,97m²
  3. Área total construída: 341.38m²
  4. Área por apartamento: 35.7m² - 23.2m²
  5. Número de apartamentos: 10

 

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. " Apartamento em Katayama / Matsunami Mitsutomo " 19 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-49568/apartamento-em-katayama-matsunami-mitsutomo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.