Wardrobe / ES-arch

© Marcello Mariana

O projeto baseia-se em duas condições especificas: por um lado nas necessidades do cliente, em busca de um espaço pequeno e intimo, e por outro, em um lugar pequeno, especial e precioso. A paisagem alpina domina o lugar: fica evidente a condição de um espaço privilegiado e único.

© Marcello Mariana

O conceito de tamanho é o guia do projeto. Grande é a terra, a paisagem; pequeno é o lugar, o espaço. Há uma relação mútua que inspira o processo de projeto. Qual é o papel da “habitação” na relação com a paisagem? Como reflete a paisagem, como “adota” à habitação? O ponto de vista muda em uma frenética busca do equilíbrio.

© Marcello Mariana

Um micro retiro para fins de semana, um lugar para a contemplação, uma casa de descanso de um dia agitado em uma condição urbana. Uma pequena caixa de madeira é colocada entre dois edifícios existentes. No interior, a madeira mostra sua natureza em tons cálidos, e no exterior, o tratamento superficial com pintura na cor cinza prateado remete as cortes dos bosques centenários dos edifícios rurais. Os painéis de madeira, montados com o desenvolvimento diferente da veia (horizontal-vertical), reagem à luz do sol, retornando a diferentes composições geométricas.

Planta pavimento 1

No exterior, quase em uma condição mimética, a nova fachada de madeira parece ocultar-se nas sombras da paisagem, para depois confirmar, com a luz do sol, sua presença, deslumbrante, lançando um sinal visível a uma longa distância. Interiormente, o espaço é convertido em um lugar privilegiado, com vistas à paisagem: espaços vívidos por curtos períodos consolidam sua condição de lugar “fechado”.

© Marcello Mariana

A luz, que reflete de maneira diferente nos painéis de madeira, muda a aparência das cores e tons, as vidas das fachadas desabitadas de sua própria vida. Finalmente, o projeto destaca outra ambiguidade: como um container de madeira, como móveis e decoração, trata-se de “um guarda-roupa na paisagem”. O projeto opera no pequeno tamanho, utilizando os dispositivos simples para encontrar uma linguagem contemporânea em contextos fortemente caracterizados pelo meio ambiente.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ES-arch
  • Ano: 2010
  • Área construída: 35 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Madesimo, Itália
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: ES-arch – Enrico Scaramellini Architetto
  2. Equipe: Arq. Cristina Pusterla, Arq. Luca Trussoni, Studio Ing. Bianco & Mastai (estructura)
  1. Cliente: Privado
  2. Custo: 25,000 €

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Wardrobe / ES-arch" 19 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-49506/wardrobe-es-arch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.