Reforma Interior de baixo custo em Ibiza / Marià Castelló Martínez

© Estudi EPDSE

A intervenção tem como objetivo pensar o espaço interior de um pequeno apartamento em um bloco construído nos anos 70, no prolongamento de Vila, a capital da ilha de Ibiza. O racionalismo da arquitetura dessa época acaba impresso em cada uma das partes do edifício, desde o tratamento da volumetria exterior até a organização do programa funcional.

Planta Antes

Antes da intervenção a planta, de 62 m2 construídos, se apresentava muito dividida, abrigando um hall, sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, dois dormitórios e dois pequenos terraços orientados a oeste. Os acabamentos a nível material estavam de acordo com a orientação construtiva desse tipo de edifício residencial: pisos de lajota e cerâmica, esquadrias de madeira de pinheiro envernizada, revestimento de paredes contínuos pintados em branco, azulejos 20×20 no banheiro e cozinha, e persianas de PVC. O mobiliário existente era um fiel testemunho do momento em que se construiu a habitação.

Planta Depois

O esforço da reforma concentra-se em conseguir, com um orçamento bastante justo, um espaço mais arejado e luminoso, enquanto é acolhedor e funcional. Na planta, a mudança mais significativa é o aparecimento de um único espaço de relação que engloba as funções antes fragmentadas no hall, cozinha e sala de estar e jantar. É a área mais representativa com uma importante flexibilidade funcional. O resto da compartimentação foi mantido.

© Estudi EPDSE
© Estudi EPDSE

Quanto aos materiais, se coloca um piso laminado de madeira sintética em toda a planta, exceto nos terraços, onde se mantem a lajota, e no banheiro, onde se utiliza um porcelanato de 40×60. Também no banheiro, para dotá-lo de iluminação natural, foi substituída a divisória que o separava da sala, por um vidro translucido.

© Estudi EPDSE

A iluminação artificial é resolvida, principalmente, de maneira indireta, integrando as fontes de luz lineares em elementos de compartimentação e mobiliário. O mobiliário é o mínimo indispensável para desempenhar as diferentes funções e seu acabamento vai de acordo com a reduzida palheta de materiais utilizados na intervenção.

© Estudi EPDSE

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marià Castelló Martínez
  • Ano: 2010
  • Área construída: 62 m²
  • Endereço: Vila Ibiza Espanha
  • Tipo de projeto: Interiores
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Vila, Ibiza, Espanha
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Marià Castelló Martínez
  2. Cliente: José Castelló y Carmen Martínez
  3. Arquiteto Técnico: Alfredo Juan
  4. Engenheiro de Instalações: Javier Colomar
  5. Colaboradores: Sonia Iben Jellal, Marga Ferrer
  6. Construtor: Can Guirau S.L

 

  1. Ano de construção: 2011

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Reforma Interior de baixo custo em Ibiza / Marià Castelló Martínez" 11 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48066/reforma-interior-de-baixo-custo-em-ibiza-maria-castello-martinez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.